Tecpar inicia projetos-piloto em Núcleos de Inovação Tecnológica do Paraná   23/10/2014 - 14:00

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) iniciou o ciclo de capacitações em Extensão Tecnológica junto aos sete Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), presentes nas universidades estaduais. Esta ação é uma das etapas da implementação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná). Os NITs são responsáveis pela operação regional e presencial do PTV, que é uma plataforma virtual na qual agentes públicos e privados podem interagir em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva.

A primeira capacitação foi executada por especialistas do Centro de Informações e Estudos Estratégicos (CIES), do Tecpar, ao NIT de Londrina, que fica na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Neste primeiro momento a proposta é apresentar, de forma teórica, a metodologia de Extensão Tecnológica, que envolve etapas de visitas, diagnóstico tecnológico, proposta de adequações e melhorias e ainda a gestão da implantação destas adequações e destas melhorias, visando finalmente a obtenção de produto diferenciado tecnologicamente para o cliente. Posteriormente, em um projeto-piloto, cada NIT terá a oportunidade de ser acompanhado pela mesma equipe de especialistas no atendimento a duas empresas, momento no qual o fundamento principal será a utilização de ativos tecnológicos da universidade (patentes, serviços, competências, por exemplo) para o desenvolvimento de inovação tecnológica na empresa.

“Ao entrar em contato com o empresário, o extensionista executa um levantamento de informações sobre a empresa e o mercado no qual ela está inserida, analisa possíveis gargalos, contextualiza o setor sob aspectos regulatórios e propõe soluções em formato de atendimento tecnológico”, explica Beatriz Cesar, extensionista do CIES, que aplicou o treinamento em Londrina.

Esse treinamento vai se repetir até novembro nos outros seis NITs das universidades estaduais, que funcionam como instituições âncora do projeto: Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Jacarezinho. Após o término desta etapa, os resultados vão servir como base para a delimitação das ações que serão executadas a partir do começo de 2015, com empresas do setor industrial que necessitem de atendimento tecnológico.

PTV Paraná

O PTV Paraná, que tem o Tecpar na secretaria executiva, pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica em todo território paranaense. As empresas que aderirem à plataforma se beneficiam do uso de serviços tecnológicos credenciados e são acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora.

Para operacionalização da plataforma, foram criados sete polos regionais, com base nas universidades estaduais paranaenses. O polo dos Campos Gerais tem a gestão da UEPG, através da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi). Os demais polos estão localizados na Região Metropolitana de Curitiba (Tecpar), Região Norte (UEL), Região Noroeste (UEM), Regiões Oeste e Sudoeste (Unioeste), Região Central (Unicentro) e Região do Norte Pioneiro (UENP).

O público-alvo do parque são instituições de pesquisa, parques, universidades, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras de qualquer município do Paraná. O projeto ainda visa apoiar e fortalecer as incubadoras e parques tecnológicos existentes ou a serem implantados nas diversas regiões, assim como de sistematizar a organização de empresas inovadoras de base tecnológica nas diversas regiões do Paraná.