Tecpar inicia inédita distribuição de vacina antirrábica 18/07/2014 - 15:10

 

O primeiro lote de vacina antirrábica produzido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) com o uso de tecnologia de cultivo celular por processo contínuo foi entregue nesta sexta-feira (18) ao Ministério da Saúde. Essa entrega coloca o Tecpar como o único no mundo a desenvolver esse imunobiológico em escala industrial, com a técnica de perfusão, que aumenta o valor agregado do produto.

Nesse primeiro momento foram liberadas um milhão de doses, de um total de 10 milhões de unidades que serão produzidos para o ministério até o final do ano. Por mês, o Laboratório de Vacinas Virais Veterinárias do Tecpar tem capacidade para produzir três lotes, o que representa 1,2 milhão de unidades.

Antes de ser entregue ao Ministério da Saúde, a vacina passa por dois controles de qualidade, um interno e outro externo. Primeiramente, a qualidade das doses é analisada pelos técnicos da instituição, para que, em seguida, as amostras sejam enviadas para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), órgão oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Atualmente, cerca de três milhões de doses já se encontram em controle do Lanagro.

O Tecpar produz a vacina antirrábica pelo método do cultivo celular. Para isso, desenvolveu um o processo de perfusão, método inédito que permite a obtenção de uma vacina mais pura e capaz de induzir maior produção de anticorpos, sendo mais segura para os animais por não provocar efeitos colaterais. Para aumentar a capacidade de produção, o Tecpar tem projeto de ampliação de sua planta de produção.