Tecpar estuda proposta de multinacional chinesa na área de energias renováveis

A oportunidade de uma nova parceria no setor de energias renováveis, com destaque para a solar, foi o tema da reunião realizada nesta quarta-feira (20) entre diretores do Tecpar e uma multinacional chinesa de energia renovável. O principal foco da conversa foram os painéis fotovoltaicos.

A reunião contou com a presença do diretor-presidente do Tecpar, professor Fábio Cammarota, do diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Rafael Rodrigues, e da CEO da Faad Energy, Aline Impelliziere Luna de Mello.

“Vivemos um momento de reposicionamento do Tecpar no mercado e estamos abertos à recepção de propostas de parcerias que contribuam para a soluções tecnológicas”, disse Cammarota.

A CEO da Faad Energy esteve no instituto representando a Hanergy Hin Film Power Group, multinacional chinesa de energia renovável, sediada em Pequim. Considerada a maior produtora mundial de películas geradoras de energia solar, a empresa pretende se instalar no país e atender toda a América Latina.

“O Tecpar é um parceiro importante, porque tem interesse no desenvolvimento de tecnologia. Pode ser um grande aliado para trazer uma tecnologia de ponta e investimentos internacionais para o desenvolvimento do Paraná”, destacou a CEO.

Rodrigues confirmou o interesse do instituto em intensificar linhas de desenvolvimento de pesquisa em energias renováveis, setor que está em pleno aquecimento em todo o mundo. “É uma proposta interessante. Podemos estudar a possibilidade de firmar acordos de colaboração para áreas como certificação, modelagem ou testes de novas tecnologias”, disse o diretor.

Presenças

O prefeito de Palmeira, Edir Havrechak, e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jaudeth Ramos Hajar, também participaram da reunião, acompanhados do engenheiro Marcelo Neves Marin, diretor da MIM Engineering & Consulting. A cidade paranaense está no radar dos investimentos da Hanergy, como possível sede de uma usina de energia fotovoltaica.

Smart Energy

O Tecpar coordena o Programa Paranaense de Energias Renováveis e é responsável pela secretaria executiva do projeto Smart Energy Paraná, que mobiliza as competências que o Estado e a sociedade já têm e busca por novas competências para desenvolver o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social.

O instituto é responsável por testar e validar as diferentes tecnologias disponíveis no mercado, com geração de dados e capacitação de mão de obra local para atrair investimentos nesta área para o Paraná.

No campus CIC, mantém uma plataforma de energias inteligentes com painéis de energia solar, um gerador de energia eólica e uma estação solarimétrica. A estação produz cerca de 0,5% de toda energia consumida pelo Tecpar.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados