Categoria: Smart Energy Paraná, Soluções Tecnológicas, Tecnologia e Inovação

Tecpar estuda parceria para usina de biogás em Toledo

toledo

Com o objetivo de expandir as parcerias do Tecpar na área de energias renováveis, o diretor-presidente do Tecpar, professor Fábio Cammarota, e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Rafael Rodrigues, receberam, nesta quinta-feira (7), o secretário do Meio Ambiente de Toledo, Neudi Mosconi, e representantes de uma empresa alemã que atua na implementação de usinas de biogás.

Durante a reunião, o grupo conversou a respeito de possíveis parcerias para o desenvolvimento de projetos que promovam o uso de resíduos e dejetos como fonte de energia renovável.

Os representantes da Me-le Biogás GmbH, Felipe V. Kensy, e Christian Belt, apresentaram o trabalho desenvolvido pela empresa, com destaque para a construção de plantas de biogás, que é o gás proveniente da decomposição da matéria orgânica.

Cammarota destacou que a questão energética é estratégica para o Tecpar, que está aberto para conhecer novas oportunidades de negócio. “O Tecpar tem a missão de trazer novas tecnologias e sistemas para o Paraná, intermediando parcerias e analisando propostas de novas soluções tecnológicas. Estamos alinhados com o Governo do Paraná, que tem grande interesse em potencializar a economia do estado, especialmente na questão energética”, disse Cammarota.

Segundo Mosconi, o município de Toledo, no Oeste do Estado, pretende modificar o processo de gestão de resíduos derivados da criação de suínos, para que a cidade desenvolva com segurança ambiental. “O Paraná tem o maior rebanho de suínos do país e o município de Toledo é o maior produtor nacional, responsável por 14% da produção do Estado. Precisamos de parceiros como o Tecpar para redesenhar nossa forma de tratamento de resíduos”, explicou o secretário.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados