Tecpar Educação fecha parceria para oferecer 14 cursos de curta duração 25/05/2015 - 15:14

O Tecpar Educação, divisão de educação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), fechou a primeira parceria para a oferta conjunta de 14 cursos de curta duração, que serão realizados a partir de junho nas dependências do instituto. Os cursos englobam temas como validação de processos, ferramentas para tratamento de não-conformidades e gestão da qualidade, por exemplo.

Os cursos serão realizados em parceria com a empresa ESSER Consultoria Técnica, em dois ciclos educacionais. O primeiro deles começa já em 1º de junho e segue até 4 de agosto. Já o segundo inicia no dia 21 de agosto e segue até 15 de dezembro. Cada um contém sete cursos entre 8h e 16h de carga horária e com inscrições individuais para cada um.

Os temas abordam validação de processos, validação de limpeza, validação de sistemas de tratamento de água, controle estatístico da qualidade, ferramentas para tratamento de não conformidade, gerenciamento de ciclo de vida dos produtos e interpretação e auditoria de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 e ISO 13485.

De acordo com o gerente do Tecpar Educação, Rodrigo Silvestre, o conteúdo dos dois ciclos são iguais e foram definidos dessa foram para ampliar as opções de agenda para os alunos. “Além dos cursos, a nossa plataforma oferece a possibilidade de elaboração e realização de trilhas virtuais em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem e pelo Blog do Tecpar Educação. A ferramenta também oferece as competências de sua equipe altamente qualificada e dos demais colaboradores do Tecpar para a elaboração de conteúdo educacional e prestação de serviços de suporte a educação”, explica Silvestre.

As ações do Tecpar Educação em 2015, em conjunto com seus parceiros internos e externos, já permitiram a oferta de 27 atividades educacionais, como: treinamentos em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, Habilidades na Negociação, Oratória, Apresentação e Redação Científica, Formação de Auditor Interno ISO 9001, além de atividades como suporte a eventos, aulas, defesas de mestrado e jornadas acadêmicas.

Silvestre ressalta também que neste ano o Tecpar Educação participou da equipe de aproximação das relações com o Governo do Estado de Vitoria (Austrália). “Essa atividade fortaleceu o interesse da Divisão em oferecer a chamada Educação Vocacional, que promove a formação das pessoas em atividades do mercado de trabalho, sem o mesmo enfoque da educação superior formal. A relação comercial com consultoria técnica caminha em linha com essa diretriz”, salienta.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo e-mail tecpareducacao@tecpar.br ou pelo telefone (41) 3316-3142.

Tecpar Educação

O Tecpar Educação foi oficialmente lançado em abril de 2014 e naquele ano funcionou como uma plataforma de educação corporativa na instituição. Colaboradores de todos os setores realizaram cursos de qualificação profissional entre os diversos conteúdos disponíveis na plataforma, que estava sendo operacionalizada em um projeto-piloto até o mês de outubro.

Após a validação da ferramenta, os cursos começaram a ser oferecidos também para o público externo ao Tecpar, atendendo a espaços não cobertos pelo ensino formal, com capacitações profissionais para atender a demandas específicas por qualificação identificadas em empresas, instituições públicas e no mercado em geral. A infraestrutura de laboratórios, a equipe de pesquisadores especializados e o conhecimento gerado nas pesquisas dão a base para a criação do conteúdo oferecido aos alunos externos.