Tecpar e Sebrae-PR firmam parceria para implantação de fazenda inteligente

O município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, vai sediar o primeiro projeto experimental de fazenda inteligente (Smart Farm), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), aplicado à agricultura familiar no Paraná.

O protocolo de intenções para dar início ao empreendimento foi assinado nesta terça-feira (02), por representantes do instituto, do Sebrae-PR e da prefeitura de Araucária.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, o objetivo é promover o acesso de novas tecnologias na área da agricultura aos pequenos produtores da região, em parceria com o Sebrae-PR e a prefeitura.

“O governador quer consolidar o Paraná como o maior produtor de alimentos do planeta, e o Tecpar está alinhado a este objetivo. Para isso, estamos levando nossas soluções tecnológicas para alavancar o agronegócio no estado e fortalecer a agricultura familiar”, afirma Cammarota. “Este projeto experimental vai possibilitar que os pequenos produtores tenham contato com o que há de mais novo em agrotech, adaptado à sua realidade e necessidades”, enfatiza Cammarota.

Idealizado pelo Tecpar, o projeto propõe a implantação do Espaço de Inovação Araucária – INOV AR, no Câmpus sediado no município. Com aproximadamente 142 mil habitantes, a cidade possui 12 mil pequenos agricultores distribuídos em cerca de 27 mil hectares.

“Nosso objetivo é transformar Araucária em um grande polo de tecnologia, inovação e sustentabilidade e nada melhor do que construir esta ponte junto à prefeitura que já tem este polo e este ecossistema já existente”, disse o diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues.

O diretor de Operações do Sebrae-PR, Júlio Cézar Agostini, afirma que o projeto é muito importante, porque possibilita às pessoas mudarem seu patamar de vida.

“Para nós é muito prazeroso celebrar esta parceria com o Tecpar, é um trabalho desafiador. Nossa equipe fica entusiasmada em participar de projetos como este, porque entendemos que podemos oferecer resultados concretos”, disse Agostini.

Presenças

Participaram da solenidade o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehain, o procurador-geral do município, Simon Gustavo Caldas de Quadros; o secretário  Municipal de Governo, Genildo Pereira Carvalho, o secretário municipal de Planejamento, Samuel, Almeida;    o presidente da Associação Comercial de Araucária, Jucelino Katurage,; e os representantes do Sebrae-PR, Joailson Antônio Agostinho, gerente da regional Leste; Vinícius Milanie, coordenador regional de Ambiente de Negócios, Rafael Tortato, coordenador estadual de Startup da Regional Leste e Sebastião Freitas, consultor.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados