Tecpar e Invest Paraná assinam acordo para atrair investimentos 16/12/2019 - 15:32

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Invest Paraná assinaram nesta segunda-feira (16) um acordo de cooperação para fortalecer a atração de empresas de base tecnológica para o Paraná. A assinatura do termo foi na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

O objetivo do acordo é formalizar o trabalho conjunto que é feito desde o início de 2019, e somar esforços entre as duas instituições, que podem complementar os seus programas para atrair investimentos ao Estado, com oportunidades para empresas paranaenses e para aquelas que querem se instalar no Paraná.

A Invest Paraná, por exemplo, administra o programa Paraná Competitivo, para inserir o Estado na agenda dos investimentos locais, nacionais e internacionais e contempla uma série de medidas, como a dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e de capacitação profissional, com objetivo de tornar o Paraná mais atrativo para novos empreendimentos.

O Tecpar, por sua vez, é gestor de parques tecnológicos, instrumento de estímulo a investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fomentado pelo Governo do Estado, e também conta com o programa de Living Lab, que vai transformar o seu câmpus em um ecossistema de inovação aberto, um laboratório para testar ideias de serviços ou produtos tecnológicos e avaliar a sua eficiência.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a atuação das duas instituições é complementar. “O trabalho desenvolvido no Tecpar e na Invest Paraná tem um foco em comum: atrair empresas que promovam o desenvolvimento do Estado, com geração de novas oportunidades de emprego e aumento de renda da população paranaense”, disse Jorge Callado. Segundo ele, o acordo de cooperação vem para formalizar a parceria entre as instituições, que já atuam em conjunto para atender as demandas do Governo do Estado.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, afirmou que o acordo formaliza um trabalho já desenvolvido pela Invest Paraná, de ser uma vitrine aos investidores de oportunidades para projetos conjuntos com instituições do Governo do Estado, como o Tecpar. “Em todas as missões, nacionais e internacionais, a Invest Paraná apresenta o Tecpar como uma oportunidade de investimentos no Estado”, disse. “O acordo credencia esse trabalho e formaliza uma aproximação que já é feita desde o início do ano, com foco no desenvolvimento econômico do Paraná”, destaca Bekin.

Márcio Nunes, secretário estadual da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, ao qual a Invest Paraná está vinculada, salienta que os órgãos, secretarias e empresas do Governo do Estado trabalham juntos para o desenvolvimento do Paraná. “Esse acordo é um exemplo de parceria para apoiar o crescimento das empresas e, desta forma, gerar emprego e renda, melhorando a vida dos paranaenses”, ressalta.

O acordo de cooperação prevê ainda que a Invest Paraná irá enviar ao Tecpar projetos com similaridade à área de atuação do instituto e que o Tecpar, por sua vez, manterá a Invest Paraná atualizada sobre possíveis parcerias que possam ser efetivadas, com a finalidade de realizar o acompanhamento de empresas e promover a atração das companhias para o estado.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na assinatura do acordo os diretores do Tecpar, Lindolfo Luíz Junior, da Diretoria de Novos Negócios e Relações Institucionais, e Rafael Rodrigues, da Diretoria de Indústria e Inovação.

Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luíz Junior; diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues; secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.
Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luíz Junior; diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues; secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.