Tecpar e Fundetec assinam acordo para apoiar empreendedorismo tecnológico 05/02/2020 - 12:00

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) assinaram nesta terça-feira (4) um termo de cooperação para apoiar o empreendedorismo tecnológico no Paraná, durante o Show Rural Coopavel. O foco principal da parceria é na área de agroindústria e de energia.

Uma das ações previstas no termo é o apoio a empreendedores que buscam desenvolver seus negócios em incubadoras tecnológicas. A parceria prevê a coincubação de empresas na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) e no Centro Incubador Tecnológico da Fundetec. Com isso, empresários podem compartilhar experiências e infraestrutura das duas instituições.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, disse que a parceria estabelece cooperação técnica e científica entre as instituições com foco no desenvolvimento, transferência de conhecimento e compartilhamento da infraestrutura para apoiar setores estratégicos do Estado do Paraná, como empresas de agroindústria e de energia, por exemplo.

“O Tecpar tem como objetivo colaborar com a execução de políticas públicas, por meio do desenvolvimento científico e tecnológico, e o acordo com a Fundetec vai neste sentido: oferecer soluções inovadoras para favorecer a competitividade da economia paranaense, com foco na geração de empregos especializados no estado”, afirmou.

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, explica que a parceria aproxima duas instituições que trabalham pelo desenvolvimento do empreendedorismo, apoiando startups ou negócios inovadores, de acordo com a agenda de inovação proposta pelo Governo do Estado.

“Este acordo pode beneficiar o empreendedorismo paranaense de várias maneiras, especialmente aproximando os ecossistemas de inovação de Curitiba e Cascavel, por meio da coincubação. Para a Fundetec é um grande selo ter o Tecpar como parceiro, uma vez que as certificações que o Tecpar oferece podem fortalecer e apoiar empresas de Cascavel”, afirmou Gomes.

Participaram do evento de assinatura também o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Junior; o diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, João Alberto Andrade; e o diretor técnico da Fundetec, Fabricio Barbi.

INTEC – Criada em 1989 para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores.

Atualmente, seis empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Forrest Brasil Tecnologia, Toys for Boys – Chemistry Automotive, Bley Energias, IJP e Plantae.

Hoje a incubadora oferece vagas de incubação nas modalidades residente e não residente para empresas de Curitiba, Araucária, Jacarezinho e outras cidades que compõem o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro: Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Andirá e Cambará.