Tecpar e Celepar firmam parceria para desenvolver tecnologia na área de educação 10/09/2015 - 10:43

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) assinaram, nesta quarta-feira (9), um protocolo de intenções para desenvolverem em conjunto novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à área de educação.

Com a aproximação entre as organizações o Estado do Paraná amplia sua capacidade tecnológica. Um dos primeiros projetos que devem ser executados pelas instituições é um programa de capacitações de servidores municipais paranaenses.

O protocolo de intenções, assinado entre o diretor de Biotecnologia Industrial do Tecpar, Julio Salomão, que representava na ocasião o diretor-presidente, Júlio C. Felix, e o diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, prevê que as duas instituições realizem ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia e prestação de serviços públicos em conjunto tanto para o Governo do Estado quanto a nível nacional.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, a parceria vai permitir que o Tecpar Educação promova cursos de formação continuada e de capacitação nas modalidades presenciais e mediadas por tecnologia. “A educação é um dos pilares do Tecpar e com essa parceria vamos poder colocar em prática várias ações do instituto na área tecnológica a favor da sociedade paranaense”, ressalta Felix.

O diretor-presidente da Celepar salienta que a parceria com o Tecpar vai permitir aos municípios paranaenses maior evolução na gestão pública e nos serviços que as prefeituras ofertam aos cidadãos. “A Celepar participa deste processo por meio de produtos e serviços que já disponibiliza ao Governo do Estado. Neste caso, respondendo pelo treinamento e administração do suporte técnico da plataforma de ensino a distância”, pontua Leite.

Plataforma de educação

Um dos objetivos do Tecpar Educação é difundir o conhecimento em suas diferentes formas com o uso da tecnologia, especialmente aquela aplicada no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

A plataforma do Tecpar Educação já está disponível para ser acessada pela comunidade e gradativamente vai incluir novos conteúdos que complementam o ensino formal, com capacitações profissionais para atender a demandas específicas por qualificação identificadas em empresas, instituições públicas e no mercado em geral.

Conheça a plataforma do Tecpar Educação pelo site www.tecpareducacao.pr.gov.br.