Tecpar defende nesta semana três projetos de PDP no Ministério da Saúde 17/08/2015 - 12:19

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) defende em Brasília, nesta semana, três projetos de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). No Ministério da Saúde, equipes do instituto vão apresentar detalhes de como funcionaria a operação caso o Tecpar seja escolhido para fornecer ao Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos biológicos Adalimumabe e Infliximabe, além do hormônio de crescimento Somatropina.

Os três produtos fazem parte de um pacote de cinco aos quais o Tecpar concorre para se tornar o fornecedor oficial do Ministério da Saúde. Completam a lista um aparelho auditivo retroauricular e intra-aural, utilizado para auxiliar pessoas com surdez, proposta que tem como parceria a empresa suíça Sonova, e o Salbutamol, medicamento utilizado no controle da asma, com a companhia britânica GSK. Esses projetos serão defendidos em setembro, conforme deliberação do Ministério da Saúde.

Nesta semana o Tecpar defende no Ministério da Saúde a proposta do Adalimumabe e Infliximabe, ambos usados para tratamento de artrite reumatoide, psoríase e outras doenças crônicas, em parceria com a empresa russa Biocad Monoclonal. O órgão gasta por ano com a compra desses produtos mais de R$ 1 bilhão.

Além dos medicamentos biológicos, o Tecpar defende nesta semana em Brasília o projeto de produção da Somatropina, hormônio de crescimento a ser produzido em conjunto com a alemã Merck Serono. O Ministério da Saúde gasta anualmente R$ 176 milhões com a compra do hormônio.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, diz estar muito confiante em trazer essa produção para o Paraná. “Temos muita confiança que as propostas protocoladas pelo Tecpar vão mostrar ao ministério os diferenciais do instituto e de seus parceiros para produzir esses medicamentos e dispositivos no Paraná. Escolhemos os melhores parceiros para desenvolver as parcerias no nosso estado”, salienta.

O Ministério da Saúde divulgará até a primeira quinzena de dezembro os escolhidos para se tornarem fornecedores oficiais dos produtos definidos na última lista prioritária divulgada pelo órgão. Hoje o Tecpar atua com a PDP do Bevacizumabe, oncológico usado no tratamento do câncer e degeneração macular, em parceria com a empresa Biocad, da Rússia.

PDP

As parcerias firmadas entre laboratórios públicos e privados têm como meta garantir a autossuficiência do mercado nacional, dentro do programa do Complexo Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde.

As PDP são parcerias feitas entre instituições públicas e entidades privadas com objetivo de dar acesso a tecnologias prioritárias, de reduzir a vulnerabilidade do SUS a longo prazo e de racionalizar preços de produtos estratégicos para saúde, com o comprometimento de internalizar e desenvolver novas tecnologias estratégicas e de valor agregado elevado.