Tecpar Certificação apoia produção de orgânicos de todo o país 20/02/2020 - 12:01

 

Pedro Dias, coproprietário da Chácara das Oliveiras; Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar,; Marilza Dias, proprietária da Chácara das Oliveiras e Danilo Grapiúna Pereira, engenheiro agrônomo.

Pedro Dias, coproprietário da Chácara das Oliveiras; Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar,;
Marilza Dias, proprietária da Chácara das Oliveiras e Danilo Grapiúna Pereira, engenheiro agrônomo.

 

Uma das áreas de atuação mais proeminentes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a certificação de orgânicos pelo Tecpar Certificação já apoiou mais de 850 propriedades rurais de oito estados do Brasil. O trabalho da divisão de certificação do instituto é voltado para produtores que querem se adequar à legislação de produto orgânico, realiza auditorias e posteriormente certifica a produção, que leva o selo que comprova a qualidade.

O Tecpar já concedeu certificações para clientes dos estados do Paraná, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso. Uma dessas proprietárias, Marilza Dias, dona da Chácara das Oliveiras, localizada em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, mostrou ao diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, três variedades de tomates.

A Chácara das Oliveiras possui seis hectares, sendo quatro deles destinados à preservação da vegetação e outros dois para a plantação de orgânicos. Marilza apresentou as variedades cereja, italiano e coração-de-boi. “É uma satisfação para nós ter o Tecpar como apoiador do nosso trabalho, do qual somos parceiros desde 2014. Trouxemos essas amostras de tomate para mostrar que é possível produzir orgânicos de qualidade com aspecto que compete com a agricultura tradicional”, pontua.

Em sua propriedade, Marilza cultiva, além de tomates, hortaliças, frutas e legumes, todos eles certificados pelo Tecpar Certificação. O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressalta que cada vez mais o consumidor exige produtos que tenham como foco a sustentabilidade.

“A demanda por este tipo de certificação para a agricultura orgânica vem crescendo devido ao aumento da conscientização mundial para as questões ambientais e a produção sustentável de alimentos. Por isso, o Tecpar coloca sua experiência e competência técnica para orientar produtores de todo o país a atenderem os requisitos e normas da produção orgânica”, explica Callado.

TECPAR CERTIFICAÇÃO – A certificação de produtos orgânicos é apenas uma das áreas de atuação do Tecpar Certificação, que também certifica sistemas. Recentemente, a unidade chegou à marca de 15 mil auditorias realizadas em 22 anos de atuação.

Entre os produtos que podem ser certificados estão componentes elétricos e de telecomunicações, eletrodomésticos e unidades armazenadoras. Em sistemas, certifica Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001); Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001); Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001 e ISO 45001); Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC); Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ – Módulo Rodoviário) e a Certificação Life, que avalia impactos à biodiversidade gerados por uma organização.

 

GALERIA DE IMAGENS