Tecpar apresenta sua experiência em inovação na Secretaria de Planejamento 26/07/2016 - 10:45

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi a instituição convidada a participar da última edição do ciclo de palestras “Rodadas de Conhecimento”, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Sepl), nesta terça-feira (26). O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, foi o responsável por ministrar a palestra sobre inovação e redes de conhecimento.

Durante a palestra, que contou com a presença do secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, Felix apresentou os conceitos de inovação, além de explorar a legislação estadual e federal sobre o tema.

De acordo com Felix, a inovação é um dos ingredientes que permeiam o sucesso das instituições, sejam elas públicas ou privadas. “A lei de inovação dá segurança jurídica ao empresário e ao poder público para investir em inovação e para resguardar a relação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia”, pontua.

Empreendedorismo Tecnológico Inovador

Na área de Empreendedorismo Tecnológico Inovador, um dos pilares do Tecpar, o instituto atua com a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), que já apoiou mais de 90 empresas, entre elas algumas que hoje são multinacionais, e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde (PTS), que busca atrair companhias inovadoras na área da saúde para dentro dos campi CIC e Araucária.

Além dessa estrutura, o Tecpar conta ainda com a Agência Tecpar de Inovação,a unidade de negócios da empresa responsável por incentivar a inovação em cada setor da instituição, promovendo o contato do instituto com editais de fomento à inovação e prospecção tecnológica, por exemplo.

Por lei, para ser enquadrada como instituto de ciência e tecnologia, uma instituição precisa ter um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Essa é uma determinação da Lei Federal e Estadual de Inovação. É a Agência Tecpar de Inovação que cumpre esse papel no Tecpar e também no estado, ao coordenar o do Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (Nitpar).