Tecpar apresenta resultados de desenvolvimento de oncológicos em evento nacional 12/11/2014 - 15:02

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai apresentar no evento “Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: Resultados e avanços de pesquisas estratégicas para o SUS”, em Brasília, o andamento das pesquisas para o desenvolvimento de produtos oncológicos no país, com base na experiência da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Bevacizumabe, produto de última geração que combate o câncer e a degeneração macular relativa à idade, que será produzido em Maringá.

O diretor-presidente da instituição, Júlio Felix, que também preside a Associação de Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), entidade que congrega 20 laboratórios públicos do país, vai apresentar as iniciativas no desenvolvimento de oncológicos tanto do Tecpar quanto das demais entidades associadas. A apresentação será feita no Encontro da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Câncer (RNPCC), atividade plenária do evento, realizado pelo Ministério da Saúde até sexta-feira (14). Felix debate ainda, junto aos especialistas no setor, qual o potencial da RNPCC para investigação clínica de produtos oncológicos novos e oriundos de PDP.

O Tecpar está envolvido em três PDPs, uma delas para o desenvolvimento do oncológico Bevacizumabe, em parceria com as empresas Biocad, da Rússia, e a Blanver, brasileira, que vai resultar na implantação de uma planta no Tecnoparque de Maringá, com entrega prevista a partir de 2017. Além do oncológico Bevacizumabe, a instituição trabalha em outras duas PDP: da cola de fibrina, primeiro selante de fibrina obtido por rota biotecnológica, com produção 100% nacional e em desenvolvimento no campus CIC; e a Rede Cegonha, para a montagem de kits de medicamentos que tratam a mortalidade materna e neonatal.

PDP

As PDP são parcerias realizadas entre instituições públicas e entidades privadas com objetivo de dar acesso a tecnologias prioritárias, de reduzir a vulnerabilidade do SUS a longo prazo e de racionalizar preços de produtos estratégicos para saúde, com o comprometimento de internalizar e desenvolver novas tecnologias estratégicas e de valor agregado elevado. As PDP fabricam produtos enquadrados nos grupos de fármacos, medicamentos, adjuvantes, hemoderivados e hemocomponentes, vacinas, soros, produtos biológicos ou biotecnológicos de origem humana ou animal e produtos para diagnóstico de uso in vitro. Os produtos e bens priorizados pelas PDP, cuja demanda possa ser induzida pelo poder de compra do Ministério da Saúde, são estabelecidos em listas específicas definidas pelo próprio ministério.