Tecpar apoia pesquisa acadêmica de estudantes paranaenses 25/10/2016 - 11:56

Os laboratórios e especialistas do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) além de realizarem ensaios e desenvolverem soluções tecnológicas para o mercado brasileiro também dão apoio a pesquisas acadêmicas de estudantes paranaenses. Como instituto de ciência e tecnologia e empresa pública do Governo do Paraná, o Tecpar exerce assim sua responsabilidade social ao apoiar a geração de conhecimento no estado.

O Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, por exemplo, realizou um ensaio que ajudou a engenheira Herminia Dallegrave Bonfim Breginski, hoje mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a confirmar resultados de sua pesquisa de mestrado.

Ela estudou a emissão de formaldeído por madeira composta (MDF, compensado, MDP e OSB), utilizadas nos materiais de construção e de decoração, principalmente em mobiliário. O experimento no Tecpar ajudou também a confirmar a eficiência de um medidor domiciliar de formaldeído. O formaldeído é um composto utilizado na cola da madeira que, quando inalado de maneira constante, pode gerar câncer além de ser gatilho da asma.

Para checar o resultado da pesquisa, Herminia buscou o laboratório de madeira e móveis do Tecpar. “Com o ensaio realizado no instituto, junto com especialistas do setor, cheguei à conclusão que o medidor revela de forma segura a emissão de formaldeído. Esse resultado é importante para que lojas, profissionais de decoração e marcenarias possam usar esse equipamento para dar mais segurança aos seus clientes e funcionários”, explica.

A bacharel em Química e mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais do Tecpar, Luciana Barreto Adad, que acompanhou o ensaio, ressalta que a realização de ensaio é um incentivo importante à pesquisa dos estudantes. “Em duas ou três horas de acompanhamento do estudante conseguimos apoiá-lo para chegar a resultados mais conclusivos a sua pesquisa acadêmica”, pontua.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, salienta que o apoio a acadêmicos que desenvolvem pesquisas científicas é importante para o estado do Paraná. “O Tecpar, como instituto de ciência e tecnologia e empresa pública do Governo do Paraná, cumpre dessa forma a sua responsabilidade social ao apoiar a geração de conhecimento no estado”, ressalta.

Soluções tecnológicas

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informações Tecnológicas.

O Centro de Tecnologia de Materiais, por sua vez, tem foco no atendimento de empresas nos segmentos de cadeia produtiva de materiais metálicos, poliméricos, médico-odonto-hospitalares, de sinalização viária, energias e madeiras e móveis.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologica.