Tecpar apoia empresários no desenvolvimento de seus negócios 04/10/2019 - 15:57

Tecpar apoia empresários no desenvolvimento de seus negócios. Foto: Divulgação/Tecpar

Empresários paranaenses que buscam apoio a seus negócios encontram na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) uma importante aliada no desenvolvimento de suas empresas. A incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está com edital aberto para selecionar 16 empresas inovadoras com projetos relevantes para o Estado.

Para os dois câmpus, localizados na Cidade Industrial e em Araucária, na Grande Curitiba, há cinco vagas para a incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e cinco para não residentes, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto.

Nas cidades do Norte Pioneiro, há três vagas para incubação residente para Jacarezinho e outras três para a modalidade não residente para o município e outras quatro cidades integrantes do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP).

Outra possibilidade de relacionamento com a Intec está na modalidade de coworking, em que espaços da incubadora podem ser compartilhados.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que uma das vocações do instituto é dar suporte ao empreendedorismo tecnológico inovador no Paraná. “O Tecpar atua em consonância com o Governo do Estado para contribuir na melhora do ambiente de negócios e para geração de empregos no Paraná, com foco permanente em apoiar a criação e o desenvolvimento de novas empresas”, pontua.

PROCESSO SELETIVO - Para participar do processo seletivo o empreendedor deve submeter seu Plano de Negócios à avaliação de uma banca julgadora. O projeto deve contemplar três requisitos: inovação (introdução de novidade ou aperfeiçoamento que resulte em novos produtos, serviços ou processos), base tecnológica (aplicação de conhecimento técnico-científico e investimento em Pesquisa e Desenvolvimento) e prova de conceito ou protótipo (modelo prático que possa provar o conceito estabelecido).

Como forma de apoio às empresas, a Intec oferece descontos nos custos de incubação, conforme o nível de maturidade e etapa do programa de incubação. “Os descontos iniciais podem chegar a 70% no custo de incubação”, observa o gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas, Gilberto Passos Lima.

Além disso, para empresas classificadas na categoria “empresa nascente”, pode haver um desconto acumulativo de 20% até o final do contrato, a título de incentivo, acrescenta o gerente. O edital prevê como empresa nascente aquela constituída há no máximo dois anos ou que se encaixa como Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

ETAPAS - Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade – implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora). A cada trimestre o grau de maturidade da empresa é avaliado.

A partir do início da etapa de consolidação até o final da etapa de liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que corresponde a 3% do faturamento bruto mensal da empresa.

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar no site da Intec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

Tecpar apoia empresários no desenvolvimento de seus negócios. Foto: Divulgação/Tecpar