Categoria: Soluções Tecnológicas, Tecnologia de Materiais

Tecpar adquire tecnologia para exportação de painéis de madeira

madeira_1

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) adquiriu um novo equipamento para fazer a análise da quantidade de formaldeído em painéis de madeira reconstituída exportados. Com o aparelho, o instituto, que já é referência nacional na análise do composto, se torna o único a deter essa tecnologia voltada à prestação de serviços a exportadores brasileiros.
A tecnologia da Câmara de um metro cúbico permite atender de maneira mais eficiente os exportadores, por fornecer resultados que já atendem resoluções dos Estados Unidos, União Europeia e Japão, maiores consumidores de painéis de madeira, explica a mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais do Tecpar, Luciana Barreto Adad.
“Até então, os exportadores não tinham como fazer análises prévias e precisavam fazer análises do produto, além de passar por novos ensaios no país importador, já que não detínhamos essa tecnologia. Agora, o resultado tem 100% de confiabilidade. Com isso, o exportador diminui o custo do seu negócio porque já envia os produtos prontos para certificação”, disse Luciana.
O formaldeído é um composto utilizado na confecção dos painéis de madeira reconstituída que, quando inalado de maneira constante, pode ser precursor de alguns tipos de câncer, além de ser gatilho da asma. Os principais importadores de MDF e MDP brasileiros – entre eles os Estados Unidos e União Europeia –, já têm regulações específicas para as emissões de formaldeído, para limitar ao máximo a presença do composto nos painéis.
“O Tecpar apoia o setor moveleiro ao apontar nos processos industriais as melhores formas para diminuir a concentração de formaldeído nos painéis, contribuindo dessa forma com as exportações e também com o mercado interno”, afirmou Luciana.
A Câmara de um metro cúbico foi adquirida com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), dentro do programa Sibratec/Rede Resetra “Produtos de setores tradicionais: têxtil, couro e calçados e madeira e móveis”. Atualmente o equipamento está em fase de implantação e validação pela equipe.
Referência nacional
O Tecpar é o único laboratório do Brasil a oferecer serviços com a técnica de Gas analysis e o único da Região Sul a detectar a quantidade do composto pela técnica de Perforator. A principal diferença entre as duas técnicas é a forma de extração do formaldeído do painel de madeira.
Pelo Gas analysis, a amostra é aquecida a 60ºC para que a substância seja liberada e depois a sua quantidade seja medida. No caso do Perforator, a amostra é extraída em tolueno, um solvente que libera o formaldeído para que ele possa ser quantificado.
Uma terceira técnica utilizada ainda pelo laboratório é o de Desiccator, que realiza o mesmo princípio do Gas analysis, mas que faz a extração em temperatura ambiente – nesta última técnica o Tecpar não possui acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados