Tecpar adquire equipamento que traz mais eficácia na análise de metais pesados em alimentos 13/07/2016 - 12:02

Determinar a presença de metais pesados em alimentos requer técnicas avançadas de análises. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que há décadas faz ensaios laboratoriais na área de saúde e meio ambiente, adquiriu um novo equipamento para acelerar o processo de digestão de amostras, etapa necessária para quantificar os metais pesados, que além de ser mais rápido oferece mais segurança aos profissionais.

O equipamento foi instalado no Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar e agora os colaboradores do setor participam de um treinamento para operá-lo de maneira correta. Esse aparelho permite verificar a existência de metais pesados em amostras de solos, fertilizantes e alimentos, por exemplo.

O equipamento é um digestor de amostra assistido por energia microondas. Nos procedimentos de digestão convencionais, o processo é relativamente lento pois depende que o ácido alcance a sua temperatura de ebulição, explica a gerente do centro, Daniele Adão.

Segundo ela, isso não ocorre no equipamento digestor de amostra porque quando a energia de microondas é aplicada à amostra e ao ácido, depositados em vasos fechados, a pressão do frasco aumenta e, consequentemente, o ponto de ebulição do ácido também aumenta. “Isso reduz dramaticamente o tempo de digestão de horas para minutos. Com isso, podemos oferecer aos clientes do Tecpar maior agilidade e confiabilidade nas análises realizadas em amostras ambientais, biológicas e de alimentos”, salienta Daniele.

Além de realizar os ensaios analíticos de maneira mais rápida e possibilitar a verificação da presença de metais pesados em níveis extremamente baixos, o novo equipamento traz benefícios à segurança dos profissionais que o operam. “Como o sistema é fechado, ele evita a perda de elementos voláteis e, com isso, não há a liberação de vapores ácidos no ambiente do laboratório”, pontua.

Soluções Tecnológicas

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informações Tecnológicas.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.