Tecpar acredita método de análise de águas por cromatografia de íons 23/07/2018 - 12:13

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) obteve nova acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para realizar ensaios por cromatografia de íons, técnica analítica que possibilita maior agilidade nas avaliações de conformidade de águas para inúmeras aplicações.

As amostras de água avaliadas pelo Tecpar podem ser para consumo humano, águas minerais, águas utilizadas em processos de hemodiálise, na produção de alimentos, bem como águas superficiais e subterrâneas, procedentes de rios, lagos, nascentes e poços.

A cromatografia de íons é uma técnica analítica rápida e eficaz que permite identificar a quantidade de cátions e ânions, como o cálcio, o magnésio, o sulfato, o fluoreto, o nitrato e outros íons presentes na água. Até então, para se determinar a composição inorgânica de uma água era necessária a aplicação de diversas técnicas analíticas individuais que resultavam em maior tempo e custo para a obtenção dos resultados.

A identificação dos cátions e ânions presentes na água é necessária em inúmeras situações e esta análise é feita para atender a requisitos de diversas normas técnicas e legislações, como as normas de qualidade da água para usos industriais, as Resoluções do Ministério do Meio Ambiente e aquelas do Ministério da Saúde.

Estas normas e legislações objetivam a garantia do uso da água adequada a cada processo ou situação, evitando-se, por exemplo, situações de risco, como incrustações de tubulações industriais, o acúmulo de substâncias indesejáveis no organismo de um paciente renal ou mesmo o consumo em excesso de águas minerais contendo alta dureza por pessoas com tendência a formar cálculos renais.

A avaliação da qualidade da água é apenas um dos serviços tecnológicos ofertados pelo Tecpar. O instituto oferece ensaios e soluções tecnológicas em áreas como Saúde, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia de Materiais, Agronegócio, Certificação e Inspeção, Assessoria em Negócios e Medições e Validação, podendo apoiar as indústrias e empresas paranaenses no desenvolvimento e na melhoria de seus processos.