Tecpar abre o 4º Congresso Internacional de Biomassa 25/06/2019 - 11:36

 

O diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, abriu a quarta edição do Congresso Internacional de Biomassa (Cibio 2019), na manhã desta terça-feira (25), destacando as iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Paraná na área de energias renováveis.  Mais de mil congressistas participam do evento, que segue até a próxima quinta-feira (27) no Expotrade Convention Center, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Durante a abertura, Cammarota enfatizou que o Tecpar, ao lado de outros órgãos do Estado como Sanepar, Copel e Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), lidera iniciativas de energias renováveis que farão parte do cenário do Paraná do futuro. Entre elas estão a geração distribuída de energia elétrica a partir de biomassa residual da suinocultura e pequenas redes que garantem reserva de energia em propriedades rurais.

“Estamos estabelecendo um grupo de trabalho com a APD com este foco, para encontrarmos soluções importantes. A questão da energia é uma prerrogativa do Estado que pode acontecer dentro de cada perfil e características regionais, a partir do que já temos. Além disso, podemos pensar em novas modalidades de geração, distribuição e de tributação”, pontou Cammarota.

Ele citou como exemplo o projeto que está andamento no município de Toledo, voltado à implementação de biodigestores como alternativa para eliminar os passivos gerados na produção de suínos na cidade. Toledo é uma das maiores reservas possíveis de dejetos de animais, responsável pela produção de 51% dos suínos do Oeste do Estado.

Outra iniciativa importante destacada por Cammarota é o chamamento público para instalação de empresas no Parque Tecnológico do Tecpar em Maringá, que pode oferecer oportunidade de novos negócios, inclusive no campo de energias renováveis. Ele reforçou o convite para que empresários apresentem suas propostas para se tornarem parceiros no empreendimento.

“É uma porta aberta para apoiadores nacionais, internacionais e locais. Não é uma oportunidade trivial, mas o ponto de partida para uma nova dimensão que podemos no Paraná ter em termos de energia”, ressaltou o diretor-presidente.

Além de coordenar o Programa Paranaense de Energias Renováveis, o Tecpar é responsável pela secretaria executiva do projeto Smart Energy Paraná.

PRESENÇAS - Também participaram da mesa de abertura o deputado estadual Tião Medeiros, o presdente da Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama), Ruberval Baldini, e o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente de honra da Cibio 2019, Dimas Agostinho da Silva.

EVENTOS – O Cibio 2019 é um evento anual, organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, com apoio do Tecpar e das principais associações e entidades ligadas ao setor. Simultaneamente ao congresso, acontece a 4ª Feira Internacional de Biomassa e Energia (Expobiomassa), considerado um dos maiores eventos de exposição de máquinas, equipamentos e tecnologias do setor de Biomassa e Energia da América Latina.

IMG_5066