Técnicos do Tecpar participam de evento da Aliança Láctea Sul

Técnicos do Tecpar participaram do evento que tratou da cadeia produtiva do leite na região sul do país, realizado nesta segunda-feira (19) na sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), em Curitiba. O encontro reuniu representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estados que compõem a Aliança Láctea Sul, constituída há quatro anos para harmonizar o crescimento da cadeia produtiva do leite na região.

O instituto foi representado pelos técnicos Arthur Eduardo Pereira de Souza, gerente da Divisão de Relações Comerciais e Prospecção de Mercado, e a técnica do Centro de Experimentação Biológica, Giselle Almeida Nocera Espírito Santo.

“Participar do evento foi importante para nos aproximarmos do segmento do agronegócio e para conhecermos as ações da Aliança na cadeia produtiva do leite na região Sul”, comentou Souza.

Foram apresentados desafios para que os estados do Sul busquem o mercado externo para dar vazão à produção, que é bem maior que o consumo. A pauta será encaminhada aos novos governadores dos estados do Sul para que possam ratificar e dar sustentação às propostas. O leite representa o quarto produto em volume de produção no Paraná, atrás das cadeias de soja, frango e milho.

O coordenador-geral da Aliança Láctea Sul, Airton Spies, falou das prioridades do programa de trabalho para 2019, elencando em cinco eixos as frentes de trabalho: tecnologia e assistência técnica aos produtores; qualidade do leite como elevação da incidência de sólidos no leite; sanidade no combate à brucelose e tuberculose; organização setorial para que a logística de captação do leite seja mais eficiente e redução das assimetrias, com a eliminação de vantagens tributárias em alguns estados.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados