Técnicos do Tecpar participam de evento da Aliança Láctea Sul 25/02/2019 - 11:54

Técnicos do Tecpar participaram do evento que tratou da cadeia produtiva do leite na região sul do país, realizado nesta segunda-feira (19) na sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), em Curitiba. O encontro reuniu representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estados que compõem a Aliança Láctea Sul, constituída há quatro anos para harmonizar o crescimento da cadeia produtiva do leite na região.

O instituto foi representado pelos técnicos Arthur Eduardo Pereira de Souza, gerente da Divisão de Relações Comerciais e Prospecção de Mercado, e a técnica do Centro de Experimentação Biológica, Giselle Almeida Nocera Espírito Santo.

“Participar do evento foi importante para nos aproximarmos do segmento do agronegócio e para conhecermos as ações da Aliança na cadeia produtiva do leite na região Sul”, comentou Souza.

Foram apresentados desafios para que os estados do Sul busquem o mercado externo para dar vazão à produção, que é bem maior que o consumo. A pauta será encaminhada aos novos governadores dos estados do Sul para que possam ratificar e dar sustentação às propostas. O leite representa o quarto produto em volume de produção no Paraná, atrás das cadeias de soja, frango e milho.

O coordenador-geral da Aliança Láctea Sul, Airton Spies, falou das prioridades do programa de trabalho para 2019, elencando em cinco eixos as frentes de trabalho: tecnologia e assistência técnica aos produtores; qualidade do leite como elevação da incidência de sólidos no leite; sanidade no combate à brucelose e tuberculose; organização setorial para que a logística de captação do leite seja mais eficiente e redução das assimetrias, com a eliminação de vantagens tributárias em alguns estados.