Sucesso consolida Inovatec no Paraná 19/10/2012 - 18:54


O Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar compartilhou do êxito da segunda edição da Inovatec Paraná 2012 – Feira Paranaense de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades, encerrada na noite desta quinta-feira (18). Iniciativa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e do sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que neste ano também ganhou a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e suas unidades, dentre as quais se inclui o Tecpar, a Inovatec tem como alvo oferecer ambientes propícios à inovação no Paraná como forma de implementação e implantação da Lei de Inovação no Estado.

Gratuito, o evento ofereceu, durante três dias, aos empresários a possibilidade de visitar os estandes das instituições expositoras, realizar reuniões com pesquisadores, participar de seminários de oferta e demanda tecnológica por cadeia produtiva e minicursos sobre gestão da inovação, além de agendar visitas técnicas, agilizando o processo de transferência de conhecimento. Os participantes também tiveram a oportunidade para iniciar ou ampliar a relação das empresas com os centros de pesquisa, facilitando as parcerias.

“Pelos resultados alcançados ficam evidenciados o sucesso e a consolidação desse evento, que se repetirá ao longo dos anos como plataforma de aproximação entre a academia e o setor privado” – comentou Júlio C. Felix, presidente do Tecpar, salientando a ação do secretário Alípio Leal, da SETI, na condução do processo. “O secretário apresentou à sociedade um conjunto de programas e projetos estratégicos que compõem o proposto sistema integrado de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior no Paraná e que respondem ao anseio da sociedade paranaense. Esse conjunto estrutura o sistema, identifica todo o potencial em ciência, tecnologia e ensino superior do Estado e o disponibiliza para o setor produtivo, com os instrumentos necessários para alavancar sua competitividade” – completou Felix.

Prêmio

Ao término da Inovatec Paraná 2012 foram agraciados os vencedores do 25° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, em suas quatro categorias - profissional (um professor-pesquisador e um pesquisador-extensionista em cada área); estudante de curso de graduação; inventor independente (com formação em qualquer área do conhecimento) e jornalista científico.

Criado em 1986 pelo então governador José Richa, o prêmio reconhece o valor da produção científica e tecnológica das entidades dessa área no Paraná.