Startups do Norte Pioneiro ganham apoio de R$ 1 milhão para desenvolvimento de projetos 20/12/2017 - 07:42

A Fundação Araucária e o Governo do Paraná, em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Sebrae-PR, anunciaram, nesta terça-feira (19), o lançamento de um edital de apoio financeiro para empresas emergentes de base tecnológica de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Andirá e Bandeirantes. O recurso de R$ 1 milhão beneficiará 25 startups que estejam atuando no âmbito do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI) e sejam selecionadas pelo edital. O período para inscrição segue até 13 de março de 2018.

Na solenidade, realizada no Sebrae de Jacarezinho, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, destacou as parcerias viabilizadas pelo projeto e enfatizou a importância da educação aliada à tecnologia e à inovação para o desenvolvimento dos municípios, do estado e da nação. “O Norte Pioneiro tem um potencial muito grande e esse projeto agregará todos esses atores institucionais para que possamos de fato trabalhar para o desenvolvimento do Paraná e, especificamente, da nossa região”, destacou.

O edital prevê o apoio para desenvolvimento de ideias inovadoras, que possam vir a ser novos produtos ou processos, abrangendo as etapas de pesquisa científica aplicada e desenvolvimento experimental.

A chamada pública possibilitará ainda o financiamento de projetos de desenvolvimento de protótipos, para ideias ou produtos já desenvolvidos, abrangendo a criação do design, o desenvolvimento de peças, a montagem do protótipo funcional e certificação, quando necessário, assim como para a introdução de lote-piloto no mercado, para produtos já desenvolvidos e protótipos já aprovados, abrangendo a elaboração do produto e apoio para inserção no mercado.

Parceiros

O SRI, uma realização do Sebrae-PR, conta com o apoio do Tecpar, da Universidade Estadual Norte do Paraná (Uenp), do Instituto Federal do Paraná em Jacarezinho (IFPR), da Faculdade do Norte Pioneiro em Santo Antônio da Platina (Fanorpi), da Unopar de Bandeirantes, entidades como associações comerciais da região, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Senac, Sesi, Fiep, Emater, Senai, Fecomércio, além das prefeituras dos municípios envolvidos, dentre outras instituições.

Toda empresa emergente poderá submeter propostas de inovação para a obtenção de apoio financeiro na forma de Subvenção Econômica. Para mais informações, acesse www.fappr.pr.gov.br