Sistema Estadual de Parques Tecnológicos é apresentado à nova equipe de governo

O gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas, Gilberto Passos Lima, esteve na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) para apresentar à nova equipe de governo as ações do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec), instituído no ano passado (Lei 9194/2018).

Lima detalhou à superintendente de Inovação da Casa Civil, Natalie Untesttel, os objetivos do Separtec, sua missão, visão, objetivos estratégicos e planos de ação. “Este sistema articula os Parques Tecnológicos do Paraná para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento da inovação”, explicou o técnico, em reunião na última sexta-feira (22).

Natalie destacou as iniciativas do Governo do Estado em relação à inovação e atualização tecnológica e reconheceu a importância da consolidação do sistema. Também sugeriu a integração de outros participantes, para construção de um ecossistema de inovação em todo o Estado, com foco em agrotech.

Estrutura

O Separtec é apoiado estrategicamente pelo Conselho Estadual de Parques Tecnológicos (Cepartec), que gerencia o funcionamento do sistema. Conta, ainda, com o Grupo de Trabalho Permanente (GT/Separtec), instância de apoio técnico e assessoramento ao conselho.

O Cepartec tem as funções de mapear as iniciativas existentes, apontar segmentos prioritários, aprovar e acompanhar a implantação dos parques além de buscar fontes de recursos para os projetos.

O Tecpar atua no Cepartec representando seus três parques tecnológicos: o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, o Parque Tecnológico da Saúde e o Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná).

De acordo a legislação, os parques tecnológicos do Paraná somente poderão receber recursos ou incentivos estaduais se forem credenciados no Separtec. Esta inclusão é de responsabilidade da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Presenças

Participaram da reunião o ex-diretor-geral da Seti, Aroldo Messias de Melo Junior; o secretário executivo do GT/Separtec, José Maurino; e o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho.

 

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados