Categoria: Indústria da Saúde, Soluções Tecnológicas

Saúde pública aliada ao desenvolvimento científico e tecnológico

fachada_tecpar

O presidente do Tecpar, Julio Félix, afirma que o poder de compra do SUS é importante para gerar desenvolvimento científico, tecnológico e dos territórios nacionais. A maior parte da indústria farmacêutica pública e privada está concentrada em São Paulo e Rio de Janeiro e, com esse novo projeto, é possível gerar desenvolvimento no interior do Paraná.

“Isso tem um papel transformador, atrai pesquisadores, gera emprego de alta qualificação, conhecimento e impostos. Nosso foco como um laboratório público é fornecer ao SUS e fortalecer esse sistema”, afirmou.

De acordo com Félix, o Tecpar prevê para os próximos quatro anos, a contratação de 250 pessoas. São empregos de alto nível como de pesquisadores, técnicos, mestres e doutores para as cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Maringá. Além disso, há também os empregos indiretos, que envolve os fornecedores de insumo, transporte, limpeza.

A intenção, segundo ele, é que o instituto tenha competência técnica para produzir conhecimento e novos produtos. “Nosso papel é absorver conhecimento e contribuir com novas inovações no mercado”, destacou o presidente. Trabalhar em parceria com os pesquisadores das universidades estaduais e promover esse intercâmbio científico também faz parte dos projetos do Tecpar.

Mulheres, adolescentes e crianças

O Tecpar trabalha com especial atenção na linha de cuidado mais focada na saúde da mulher e infantil. De acordo com Julio Félix, com a entrada desses medicamentos biológicos de alto valor agregado, será possível financiar a plataforma de medicamentos sintéticos, localizada em Ponta Grossa.

Ele afirma que, com a entrada dos biológicos e o financiamento dos sintéticos, o Tecpar fecha um ciclo de cuidados voltados à saúde da mulher e da criança, inclusive, produzindo medicamentos que são importantes para o SUS, mas que não despertam o interesse da indústria privada.

“Olhar para as características nacionais e para as doenças que acometem os brasileiros e produzir medicamentos que atendam essa demanda na rede pública, faz com que o Tecpar possa cumprir o seu papel social de laboratório público e trabalhar para que toda a população possa ser atendida de igual maneira”, afirma o presidente do Tecpar.

 

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados