Programa de treinamento capacita participantes para negociar transferência de tecnologia 10/11/2014 - 14:59

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) sedia, a partir desta segunda-feira (10), o Programa de Treinamento “O Sucesso no Licenciamento Tecnológico (STL)”, que vai capacitar empreendedores e empresários a negociar e transferir tecnologia. Entre os temas debatidos está a inovação, a propriedade intelectual e a legislação brasileira para regulação das relações de empresas públicas e privadas.

Realizado de 10 a 14 de novembro, o evento é organizado pelo Tecpar, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil (Inpi). Aberto ao público, o programa de treinamento é voltado a empreendedores, microempresários e representantes de pequenas, médias e grandes empresas.

Na abertura oficial do evento, na manhã desta segunda-feira, o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, afirmou que a inovação é um tema muito importante para a instituição, tendo se transformado, nos últimos anos, em um dos pilares estratégicos, por meio do Empreendedorismo Tecnológico Inovador. “Esse programa de treinamento acontece em um momento especial para o Tecpar: estamos fechando o edital do Parque Tecnológico da Saúde, que vai trazer para a instituição grandes contratos de transferência de tecnologia. Ao montarmos o edital, descobrimos que não é um assunto fácil, por isso é de vital interesse para o Tecpar conhecer mais sobre transferência de tecnologia, para podemos desenvolver aqui novos produtos”, salientou.

José Carlos Gehr, diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, reforçou a importância do órgão de fomento acompanhar de perto as discussões sobre inovação e transferência de tecnologia. “Como trabalhamos como inovação no estado, temos total interesse em desenvolver o sistema de ciência e tecnologia”, destacou. Para a representante do Senai no evento, Sonia Regina Parolin, a transferência de tecnologia é essencial para a cultura inovadora da indústria. “É uma mudança de cultura que estamos vivenciando, voltada à inovação e à diferenciação. Precisamos gerar a cadeia para melhorar o sistema produtivo no país, gerando emprego e renda para os trabalhadores”, pontuou.

A expectativa dos organizadores é que os participantes possam usufruir dos conhecimentos aprendidos no curso para dominar o assunto no país. “Queremos ver os alunos à frente de grandes empreendimentos em todo o país”, ressaltou Luciana Amaral, do Inpi. Cristina Quintella, presidente do Fortec, destacou que a participação dos paranaenses no programa de treinamento corresponde a 50% do total das inscrições. “Tecnologia é a nova moeda internacional. Precisamos aperfeiçoar nossas ferramentas para aprendermos a negociá-la e transferi-la”, afirmou.

Durante o programa de treinamento, os participantes vão ser separados em dois grupos, representando a academia e os empresários. Eles vão formular propostas de inovação tecnológica durante dois dias, com ajuda de especialistas no assunto, e em seguida vão simular um acordo de transferência de tecnologia com base nas propostas apresentadas.

Entre os especialistas está Marcus Zanon, gerente da Agência Tecpar de Inovação (AGTI), que vai mostrar os termos-chave para um acordo de licenciamento; Beatriz Amorim Borher, vice-diretora do Escritório da Ompi no Brasil, que vai apresentar os desafios para países em desenvolvimento na área de inovação e propriedade intelectual; Cristina Quintella, presidente do Fortec, que vai falar sobre os desafios na relação público-privada para a transferência de tecnologia; Shirley Coutinho, coordenadora executiva da Agência de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que vai debater a aplicação da lei de inovação brasileira; e Gustavo Fuchs, analista em negócios e uso estratégico da propriedade intelectual, da Universidade Hebraica, de Jerusalém, que vai analisar a valoração da propriedade intelectual.