Ponta Grossa se integra ao Parque Tecnológico Virtual do Paraná 28/03/2013 - 19:19

Foi cumprida a penúltima etapa do lançamento do Parque Tecnológico Virtual do Paraná. Depois de Cascavel, Londrina, Maringá, Guarapuava e Jacarezinho, foi a vez de se estabelecer base em Ponta Grossa, o que se deu em workshop realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (auditório do PDE/Campus de Uvaranas). O projeto do governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), através do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), foi apresentado a um público de mais de 300 pessoas, formado por pesquisadores, estudantes universitários, profissionais e empresários da região dos Campos Gerais.

 

Segundo o diretor presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, o Parque Tecnológico Virtual resulta da integração dos ativos de inovação tecnológica e empresas de base tecnológica do Paraná, numa plataforma virtual desenvolvida para promover a cooperação entre empresas, governo, academia e entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. No cumprimento deste objetivo, ele destaca a participação fundamental das universidades como polos geradores de conhecimento e desenvolvimento das várias regiões do Estado. “Trata-se de uma ferramenta a mais, que vai contribuir para a redução das desigualdades sociais ainda existentes do Paraná, que, apesar de ser considerado um estado rico, possui municípios com IDH (índice de desenvolvimento humano) menor que o índice de municípios de regiões historicamente pobres".

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, também ressalta o papel das universidades na interiorização do ensino superior do Estado, dizendo que a integração das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) ao PTV-PR se apresenta como “a valorização de um patrimônio que é dos paranaenses e não pode ser deixado de lado”. Conforme o secretário, a rede de ensino superior do Estado, hoje composta por sete universidades, apresenta polos de excelência equiparados às instituições federais, e nem por isso tem recebido atenção devida do governo federal.

Falta apenas a etapa de Curitiba para a implantação completa do projeto com ampla cobertura estadual. A partir dessa plataforma virtual, a atração e a criação de novas empresas de base tecnológica trazem ainda outros fatores positivos, como a formação de jovens empreendedores nas regiões de influência das universidades ou, ainda, o aumento da capacitação e qualificação profissional, voltada para a área tecnológica, agregando valor à mão de obra. “Temos que fazer com que os jovens tenham oportunidades e permaneçam na região”, disse Júlio Felix, citando ainda outros benefícios, como o aumento da competitividade, fortalecimento das incubadoras tecnológicas, sistematização das empresas inovadoras de base tecnológica e integração das esferas de governo federal, estadual e municipal em torno de um projeto de desenvolvimento sustentável.

A próxima edição da ‘Workshop Regional Parque Tecnológico Virtual do Paraná – PTV Paraná’ ocorre em 4 de abril (quinta-feira), no Polo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba/Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).