Pesquisadores do Centro de Energias colaboram para obras da Embrapa 30/08/2013 - 18:46


Os pesquisadores Bill Jorge Costa e Giuliano Fernandes Zagonel, do Centro de Energias, redigiram o capítulo “Potencial do amendoim para o segmento da agroenergia” do livro “Agronegócio do Amendoim no Brasil”, publicado recentemente pela Embrapa. A obra é uma versão ampliada da edição “Amendoim (2009)”, que também teve contribuição dos técnicos.
 

A proposta de participação dos pesquisadores no livro surgiu devido a visibilidade do instituto  ao participar do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) e principalmente pelo serviço realizado para a Embrapa Algodão (Paraíba), no ano de 2007, de avaliação de óleo de amendoim para sua utilização como biodiesel.

Segundo Bill Jorge, o convite representa o reconhecimento das competências do instituto. “A publicação da obra contribui para a maior visibilidade do Tecpar em nível nacional”, diz ele.

Além desses trabalhos, os pesquisadores contribuíram no ano passado para um artigo técnico da Embrapa - Produtividade de grãos e óleo de genótipos de amendoim para o mercado oleoquímico -  publicado na Revista Ciência Agronômica.

As obras estão disponíveis no site da Livraria Embrapa: http://vendasliv.sct.embrapa.br/liv4/principal.do?metodo=iniciar