Parque Tecnológico Virtual é destaque na Inovatec Regional Campos Gerais 07/08/2014 - 16:27

 

O Parque Tecnológico Virtual (PTV Paraná) foi apresentado à comunidade científica e empresarial regional durante a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inovatec Regional Campos Gerais, realizada na última terça-feira (5) na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). A etapa regional organizada pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) reuniu, até esta quarta-feira, no Centro de Convivência do Campus Uvaranas, estudantes, pesquisadores, instituições e empresas envolvidas em projetos inovadores.

O PTV Paraná é uma plataforma virtual na qual agentes públicos e privados podem interagir em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva. Podem participar instituições de pesquisa, parques, universidades, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras de qualquer município do Paraná. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) exerce a função de secretaria executiva da plataforma.

O programa foi criado oficialmente pelo decreto estadual 7959/13, em abril do ano passado. Pelo decreto, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) ficou responsável pela implementação do projeto. O parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica, de todo território paranaense. As empresas que aderirem à plataforma se beneficiam do uso de serviços tecnológicos credenciados e são acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora.

Rogério Moreira de Oliveira, gerente do Centro de Informação e Estudos Estratégicos do Tecpar, explicou que o PTV se constitui em uma plataforma que objetiva a integração dos ativos tecnológicos do estado, para que estes cheguem até a comunidade empresarial. “Trata-se de um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva, no qual agentes públicos e privados podem interagir”. A plataforma é aberta à participação de instituições de pesquisa, parques, universidades, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras de qualquer município do Paraná.

Para operacionalização da plataforma, foram criados sete polos regionais, com base nas universidades estaduais paranaenses. O polo dos Campos Gerais tem a gestão da UEPG, através da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi). Os demais polos estão localizados na Região Metropolitana de Curitiba (Tecpar), Região Norte (UEL), Região Noroeste (UEM), Regiões Oeste e Sudoeste (Unioeste), Região Central (Unicentro) e Região do Norte Pioneiro (UENP). O projeto ainda visa apoiar e fortalecer as incubadoras e parques tecnológicos existentes ou a serem implantados nas diversas regiões, assim como de sistematizar a organização de empresas inovadoras de base tecnológica nas diversas regiões do Paraná.

Participaram da Inovatec Regional Campos Gerais o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas; o diretor da Agipi-UEPG, João Irineu de Resende Miranda; e o diretor Águia Sistemas de Armazenagem, Rogério Scheffer. A Inovatec Regional ainda terá etapas em Londrina, Cascavel, Maringá, Guarapuava e Jacarezinho, com encerramento em evento estadual, em Curitiba, em outubro.