Parque Tecnológico Virtual é destaque na Inovatec de Londrina e Cascavel 20/08/2014 - 16:43

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) participou das edições regionais da Inovatec, realizadas em Londrina e em Cascavel, de segunda-feira (18) até esta quarta-feira (20). Um dos objetivos da feira é reduzir distâncias e quebrar tabus existentes entre a academia e a indústria, visando o desenvolvimento estratégico regional.

Nos dois eventos, o Tecpar apresentou à comunidade científica e empresarial regional o Parque Tecnológico Virtual (PTV Paraná), plataforma virtual na qual agentes públicos e privados podem interagir em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva. Podem participar instituições de pesquisa, parques, universidades, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras de qualquer município do Paraná. O Tecpar exerce a função de secretaria executiva da plataforma.

O parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica, de todo território paranaense. As empresas que aderirem à plataforma se beneficiam do uso de serviços tecnológicos credenciados e são acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora.

Para operacionalização da plataforma, foram criados sete polos regionais, com base nas universidades estaduais paranaenses. O polo dos Campos Gerais tem a gestão da UEPG, através da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi). Os demais polos estão localizados na Região Metropolitana de Curitiba (Tecpar), Região Norte (UEL), Região Noroeste (UEM), Regiões Oeste e Sudoeste (Unioeste), Região Central (Unicentro) e Região do Norte Pioneiro (UENP). O projeto ainda visa apoiar e fortalecer as incubadoras e parques tecnológicos existentes ou a serem implantados nas diversas regiões, assim como de sistematizar a organização de empresas inovadoras de base tecnológica nas diversas regiões do Paraná.

Inovatec

Realizada pelo segundo ano em Londrina, a programação da Feira Paranaense de Negócios em Inovação entre Empresas e Universidades (Inovatec) teve palestras e rodadas de negócios. Além disso, as instituições participantes colocaram à disposição dos empresários estandes em que foram apresentados projetos e protótipos resultantes de pesquisas realizadas ou em andamento, que sejam passíveis de cooperação e de transferência de tecnologia. Em Cascavel, o evento buscou consolidar a cultura da inovação como estratégia de desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná, devendo ocorrer por meio de uma efetiva interação entre universidades e indústria.

As próximas etapas regionais da Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades (Inovatec 2014) acontecem em Curitiba nos dias 16 e 17 de setembro e em Jacarezinho nos dias 29 e 30 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.feirainovatec.com.br.