Paraná e Israel firmam protocolos para áreas estratégicas

Visita embaixador de Israel Yossi Shelbi ao governador Carlos Massa Ratinho Jr Foto Gilson Abreu
Visita embaixador de Israel Yossi Shelbi ao governador Carlos Massa Ratinho Jr
Foto Gilson Abreu

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, assinaram nesta quarta-feira (13) um protocolo de intenções nas áreas de ciência e tecnologia, segurança pública, agricultura, saúde, educação e reaproveitamento de água. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é uma das instituições ligadas ao Governo do Estado que participará da execução de protocolo de intenções.

O protocolo de intenções tem como objetivo o desenvolvimento de projetos e atividades que fortaleçam as relações comerciais entre o Paraná e a comunidade judaica. O Paraná é o Estado brasileiro que mais compra produtos de Israel – 27% do total acumulado do país, ou cerca de US$ 323 milhões. São Paulo lidera as exportações para Israel, mas o Paraná vem logo em seguida, com 18%, total de US$ 50 milhões por ano.

A balança comercial bilateral entre os países também é mais favorável a Israel. O Brasil exporta cerca de U$ 300 milhões em produtos para o país – com destaque para soja, café, carne refrigerada e suco de laranja – e importa anualmente U$ 1,17 bilhão, principalmente inseticidas e herbicidas.

Para o embaixador, a visita significa aproximar a relação comercial, porque “esse é tempo de Israel e Brasil fazer negócios”. “A importância para Israel é imensa porque todos sabem que agora os governos têm boas relações. No fim do mês o presidente Jair Bolsonaro vai a Israel para assinar esse acordo que eu assinei com o governador. Significa que temos um guarda-chuva federal com o Estado de Israel para trazer tecnologia, intercâmbio de negócios em segurança, agricultura e áreas de interesse dos dois países”, afirmou Yossi Shelley.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados