Palestra orienta sobre incentivos fiscais para inovação 21/11/2019 - 08:29

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove no dia 06 de dezembro, uma palestra sobre investimentos em projetos de inovação tecnológica, com retorno fiscal. O evento é voltado para empresários interessados em receber o apoio do Tecpar para desenvolver, aprimorar ou usar novas tecnologias em seus produtos e serviços, utilizando incentivos fiscais previstos em lei. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link https://bit.ly/330Hvjn.

No Brasil, a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que investirem em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) está prevista na Lei Federal 11.196/2005, conhecida como a Lei do Bem.

A palestra será aberta pelo diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, que apresentará as áreas de pesquisa e desenvolvimento do Tecpar, como parque tecnológico, incubadora, apoio às empresas e laboratórios. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer as soluções tecnológicas oferecidas pelo instituto para empresas privadas em diversos segmentos.

Em seguida, o coordenador de Novos Negócios do FI Group, Kelvis Tadeu Tadim, do FI Group, vai explicar sobre os incentivos fiscais à pesquisa, desenvolvimento e inovação e orientar como reduzir custos com investimentos em projetos utilizando mecanismos públicos à inovação. A FI Group atua há mais de 20 anos, assessorando as empresas na gestão de incentivos fiscais.

LEI DO BEM - Considerada o principal instrumento de fomento à inovação do Brasil, a Lei do Bem é um mecanismo utilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para incentivar investimentos privados em PD&I e também aproximar as empresas das universidades e institutos de pesquisa.

De acordo com o MCTIC, em 2017, um total de 1.476 empresas investiram R$ 10,0 bilhões em atividades de pesquisa e desenvolvimento, na execução de 10.234 projetos de PD&I. Desse total de investimentos, R$ 2,0 bilhões foram concedidos em incentivos fiscais. Em 2006, no primeiro ano em que a lei foi usada, apenas 130 empresas recorreram à Lei do Bem.

SERVIÇO:

Palestra “Inovação Como investir em projetos de PD&I com retorno fiscal”

Data: 06 de dezembro

Horário: 9h30 às 12h

Local: Auditório do Instituto de Tecnologia do Paraná

Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC – Curitiba