Palestra com italiano sobre validação de sistemas de água encerra workshop no Tecpar 02/06/2015 - 15:43

O italiano Paolo Curtò, da empresa Stilmas, encerrou o último dia de atividades do workshop “Validação de Processos Industriais Farmacêuticos”, realizado no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob).

O palestrante falou sobre validação de sistemas de água e facilities, abordando aspectos técnicos dos documentos de referência para água no Brasil, que apresentam informações regulatórias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O evento como um todo reuniu laboratórios públicos e privados de todo o país para debater a validação e qualificação de plantas industriais.

Na abertura do workshop, realizada na quinta-feira (28), o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, que também preside a Alfob, ressaltou que a validação na indústria farmacêutica tem um custo elevado, mas esse investimento garante a produção na área da saúde atendendo de melhor forma os critérios das Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Ele exemplificou o custo do processo de uma planta produtiva de produtos biológicos, que tem um investimento mínimo de R$ 100 milhões, sendo que 10% desse valor é necessário apenas para validar a planta industrial. “O workshop nos permitiu debater como investir esse valor da melhor forma possível, aplicando os recursos para que os laboratórios, públicos e privados, possam atender as necessidades da sociedade brasileira com o menor custo e com garantia de qualidade”, salientou.

Além do italiano Paolo Curtò, da empresa Stilmas, participaram do evento como palestrantes Leila Mello, da Marca Projetos e Consultoria; Emerson Aparecido Miguel, da Orion Consultoria e Engenharia; Rodinei Esser Dalcin, da Esser Consultoria; e Claudio Sarza Filho, do Laboratório Herbarium.