Nova vacina antirrábica do Tecpar tem prazo de validade ampliado para dois anos 22/09/2014 - 13:18

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou o aumento do prazo de validade da nova vacina antirrábica desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Até então, o imunobiológico era produzido com prazo de validade de 12 meses, mas estudos internos realizados recentemente constataram que a estabilidade da vacina se mantém inalterada por 24 meses. Com a autorização do Mapa, a produção do instituto com prazo maior garante ao Ministério da Saúde mais segurança para programar o fornecimento de vacinas aos estados e municípios que realizam campanhas de vacinação em todo o país.

Hoje o Tecpar é o único produtor no mundo a desenvolver esse imunobiológico em escala industrial, produzindo a vacina por cultivo celular, utilizando o processo de perfusão, método inédito que permite a obtenção de uma vacina mais pura e capaz de induzir maior produção de anticorpos, sendo mais segura para cães e gatos, por não provocar efeitos colaterais.

Há dois pontos fundamentais para avaliar a qualidade da vacina: a potência, que é o seu grau de proteção, e a estabilidade, que é o tempo em que o imunobiológico se mantém ativo. Estudos internos do Tecpar já comprovavam que a potência do produto é muito alta, devido ao processo inédito usado em seu desenvolvimento. Estudos realizados recentemente mostraram também que a estabilidade da vacina é superior aos 12 meses apontados como validade do produto e que, mesmo depois do 24º mês, o imunobiológico ainda se mantém eficaz.

Por essa razão, o Tecpar solicitou ao Ministério da Agricultura a alteração do vencimento da vacina, já que o produto mantém a eficácia por dois anos. Essa mudança aumenta ainda mais o seu valor agregado, já superior às demais por ser produzido pelo processo de perfusão. Hoje, o instituto fornece ao Ministério da Saúde por ano cerca de 40% de todas as vacinas necessárias para a campanha de vacinação de cães e gatos em todo o Brasil, o que significa um volume de dez milhões de doses.

De acordo com o diretor de Biotecnologia Industrial do Tecpar, Julio Salomão, essa ampliação do prazo de validade dá ao Ministério da Saúde mais segurança no fornecimento do produto. “Com a validade maior, atestada pelo Mapa, o Ministério da Saúde ganha mais previsibilidade para fazer a programação das entregas para as campanhas”, analisa Salomão. O primeiro lote de vacina antirrábica produzido pelo Tecpar com o uso da nova tecnologia foi entregue no mês de julho ao Ministério da Saúde.