Ministério da Saúde contrata novos medicamentos fornecidos pelo Tecpar 15/12/2017 - 12:12

ministerio

O Ministério da Saúde contratou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) no fornecimento de seis medicamentos usados no tratamento de câncer e de artrite reumatoide. A partir do Termo de Compromisso firmado, o instituto ficará responsável por fornecer de 20% a 50% do comprado pela pasta para o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2018.

O Termo de Compromisso foi assinado nesta quinta-feira (14), durante a reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis). A partir de agora, as etapas previstas no programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) iniciam, com fornecimento de medicamentos ao SUS e transferência de tecnologia das indústrias farmacêuticas ao Tecpar.

O ministério definiu que o Tecpar vai abastecer 50% do que é usado hoje pelo SUS nos medicamentos Bevacizumabe e Infliximabe, 40% do Trastuzumabe, 30% do Adalimumabe e 20% do Etanercepte e do Rituximabe. O Trastuzumabe deve ser fornecido no início do segundo semestre de 2018 e o Infliximabe no final do ano que vem – os demais, devido à patente, só serão fornecidos a partir de 2019.

As empresas parceiras para o fornecimento dos produtos são Axis Biotec e Roche (Trastuzumabe), Orygen e Pfizer (Infliximabe, Rituximabe, Adalimumabe e Bevacizumabe) e Cristália (Etanercepte).

O programa de PDP busca fortalecer a indústria farmoquímica brasileira e estimular a produção no Brasil de medicamentos distribuídos pelo SUS. Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, o Termo de Compromisso desses novos produtos é decorrente dos esforços iniciados em 2013 para o instituto diversificar sua plataforma tecnológica na área da saúde.

“É um passo importante para o Tecpar, por constituir a nova plataforma tecnológica de produtos monoclonais do instituto, e para o Complexo Industrial da Saúde, que será abastecido com produtos estratégicos para o país por laboratório público, o que acarretará em redução de custo ao SUS”, destaca.

A produção dos novos medicamentos para qual o Tecpar foi escolhido será realizada em Maringá, onde o instituto está instalado há mais de 30 anos. Na cidade está em construção o Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos do Tecpar.

Durante o anúncio, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressaltou que o ministério tem conseguido consolidar as parcerias entre laboratórios públicos e privados como uma política de Estado. “É dessa forma que conseguimos independência tecnológica e competitividade, essenciais para o desenvolvimento da indústria brasileira”, destacou Barros.