Membros do CEE-130 da ABNT participam de reunião no Tecpar 02/06/2016 - 10:12

Os membros da Comissão de Estudo Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ABNT (ABNT/CEE-130) realizaram, nesta quinta-feira (2), a terceira reunião do grupo, para dar prosseguimento aos trabalhos de discussão sobre terminologia, diretrizes, requisitos e ferramentas de apoio na área de PD&I. A reunião foi realizada no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, que também coordena a comissão, liderou a reunião, que deu andamento às discussões sobre normalização em PD&I. Em abril, Felix esteve na Itália, onde liderou a delegação brasileira em uma reunião internacional que reuniu delegações que estão construindo um conjunto de normas que será submetido aos 164 países membros da Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês). “O Tecpar participa de grandes discussões internacionais para dar protagonismo ao Brasil nas decisões na área de normalização em gestão de PD&I”, salienta Felix.

Debate

Na quarta-feira (1º), o Tecpar sediou o workshop “Atividades para Pesquisa do Desenvolvimento e Inovação (PD&I): casos de implementação da Norma Brasileira”, que debateu a importância de criar normas que uniformizem a gestão de atividades para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Brasil. Além de discutir a normalização em PD&I no país, os participantes puderam conhecer os movimentos de normalização internacionais na área.

Organizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pelo Tecpar e pela Rede Parananense de Metrologia e Ensaios (PR Metrologia), o workshop contou com palestras, talk shows e apresentações sobre o cenário atual de implementação da norma nacional e os movimentos internacionais na área.