MCTI apoia produção de medicamento pelo Tecpar e acena com financiamento 07/08/2013 - 19:01

Teve pleno sucesso o encontro da diretoria do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e demais componentes da missão paranaense que foi à Rússia com o ministro Marco Antonio Raupp, da Ciência, Tecnologia e Inovação. O ministro tomou conhecimento do êxito da parceria firmada entre o Tecpar e a empresa russa Biocad para a futura produção, pelo instituto, do medicamento biológico Bevacizumabe, de última geração, para o combate ao câncer e a degeneração macular (perda de visão) relativa à idade.

Raupp ofereceu total apoio à iniciativa, por considerar esse trabalho conjunto a ser realizado importante para o desenvolvimento da ciência e da saúde no país. E garantiu estar o MCTI alinhado ao Ministério da Saúde nesses mesmos objetivos, assim como os órgãos de fomento da área. O ministro deu tal relevância ao assunto que fez questão da presença de toda a cúpula do ministério na reunião, ocasião em que reiterou ter esse tipo de medicamento todo o interesse do governo, para qual existem financiamentos específicos, como a linha Fundo Tecnológico (BNDES Funtec), com aportes de recursos sem retorno e que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) tem edital aberto para apoiar esse tipo de atividade, em especial a pesquisa clínica que será necessária para a implantação do projeto.

“Foi muito positivo o contato com o ministro, que colocou toda sua equipe à nossa disposição, para apoiar a pesquisa que iremos fazer. Ele nos disse que as demandas são elegíveis nessas fontes e cabe a nós elaborar projetos a fim de buscar recursos complementares nessas alternativas que o ministro nos indicou” – comentou Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar.

A parceria público-privada para a produção local do bevacizumabe – princípio ativo cuja marca comercial era patenteada pelo laboratório suíço Roche – vai resultar na instalação de um laboratório do Tecpar no Parque Tecnológico de Maringá. Pelo prazo oficial do compromisso firmado entre o Tecpar e a Biocad, em 2017 os primeiros produtos do novo laboratório começarão a ser entregues.