Laboratório da UEPG vai produzir medicamentos em parceria com o Tecpar 17/10/2013 - 19:09

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vão firmar uma parceria para a produção de medicamentos básicos, de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS). Um grupo de trabalho formado por técnicos das duas instituições vai definir as adequações na infraestrutura do laboratório da universidade para atender aos requisitos da Anvisa, o valor do investimento e quais medicamentos serão produzidos.

“A implantação desse laboratório na UEPG foi uma luta do então reitor João Carlos Gomes, hoje secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Com o ingresso do Tecpar na área de produção de medicamentos abriu-se a possibilidade dessa parceria, que beneficiará a população diretamente, atendendo  demandas do Ministério da Saúde e também do estado do Paraná”, ressalta o diretor de Biotecnologia Industrial do instituto, Julio Salomão.

O professor doutor Sinvaldo Baglie, responsável pelo Laboratório de Produção de Medicamentos da UEPG, as pesquisadoras Traudi Klein (farmacêutica) e Lívia Eidam Camargo (responsável técnica), e a arquiteta residente Patrícia Dal Lago, especialista em obras públicas, visitaram o Tecpar nesta semana para tratar dos detalhes da parceria.

Há um mês, técnicos do instituto foram conhecer as instalações do laboratório, a convite do secretário João Carlos Gomes, conta a gerente de Engenharia Biondustrial, Raquel Sanson. “Agora estamos ultimando os detalhes do projeto e estudando os investimentos necessários para definir as linhas de produção, que pode incluir comprimidos, cremes, pomadas e líquidos injetáveis e orais”, explica a gerente.