Incubadora do Tecpar tem melhor programa de incubação do Paraná 19/12/2017 - 10:44

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) tem o melhor programa de incubação do Paraná, de acordo com um estudo elaborado para avaliar a Rede de Incubadoras do Paraná, composta por 17 programas de incubação de todas as regiões do estado. A nota geral do programa de incubação do do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) mostra que a Intec tem qualidade equivalente às incubadoras de todo o mundo.

O "UBI World Benchmark Study 2017 – 2018" avalia e compara incubadoras e aceleradoras de empresas de todo o mundo, com o objetivo de avaliar e comunicar o valor agregado pelos programas de incubação participantes aos ecossistemas e o apoio que prestam às suas empresas incubadas e graduadas. O levantamento é capitaneado pelo Sebrae-PR.

Pela metodologia utilizada, o programa da Intec recebeu nota de 35 – a média global, formada pela análise de 259 participantes de todo o mundo, é de 36, enquanto que a média dos 10% dos melhores programas é de 60.

Em duas de três categorias avaliadas a Intec tem média melhor que a global: em "Valor para o Ecossistema", que mede o impacto econômico da incubadora na sociedade, a nota foi de 31, ante média global de 30; e em "Valor para o Programa de Incubação", que mede o sucesso na criação de uma empresa viável, a nota é de 46, enquanto a média global é de 38. O terceiro componente da nota, "Valor para Clientes", que mede a qualidade dos serviços oferecidos aos empreendedores, a média da Intec ficou em 28, contra 40 de média global.

O gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicas, Gilberto Lima, ressalta que o resultado reforça que o trabalho realizado na Intec está alcançando os objetivos, ao oferecer a infraestrutura de apoio aos novos negócios. “Estamos continuamente melhorando nossos processos internos com o foco em graduar empresas sólidas e que possam competir no mercado”, destaca.

Intec

Ao longo de 28 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. No momento, oito empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife, Neurocel e Toys for Boys – Chemistry Automotive.

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec (intec.tecpar.br/comoincubar). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.