Incubadora do Tecpar seleciona 12 empresas para o campus do Norte Pioneiro 05/08/2016 - 09:22

A unidade de Jacarezinho da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) está com 12 vagas abertas para o processo seletivo de empresas inovadoras que queiram participar do programa de incubação do Instituto de Tecnologia do Paraná. A incubadora fica no campus Jacarezinho do instituto, que integra o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro (PTNP).

Neste ano, estão sendo ofertadas seis vagas para a modalidade de incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e outras seis para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto.

Gilberto Passos Lima, gerente da Intec, ressalta que a incubadora do Tecpar, por estar dentro de um parque, pode facilitar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ele pontua ainda que após a consolidação da empresa incubada, ela pode então se candidatar a se instalar no parque tecnológico, onde terá apoio para projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Lima salienta ainda que a unidade da Intec em Jacarezinho está em um ambiente propício à inovação, devido à proximidade de instituições de ensino técnico e superior e ainda ao incentivo ao desenvolvimento industrial no município. “Há várias iniciativas empreendedoras em Jacarezinho e os estudantes de instituições como a Universidade Estadual do Norte Pioneiro e o Instituto Federal do Paraná podem viabilizar seus projetos na Intec. O Norte Pioneiro está despontando como uma área de criação de novos negócios inovadores”, destaca o gerente da Intec.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comprovar que cumpre nove requisitos, como inovação tecnológica, infraestrutura de P&D e competência da equipe, por exemplo.

Custos

O valor mensal a ser pago pela empresa incubada depende do modelo de incubação e da etapa do processo de incubação em que a empresa se encontra. A incubada residente, por exemplo, ao usar espaços exclusivos da Intec, tem o custo mensal de R$ 66 por metro quadrado utilizado. Já a incubada não residente pagará mensalmente o valor-base de R$ 1.280, com desconto de 70% no valor da mensalidade durante o período de implantação.

Etapas

Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade: Implantação (estruturação da empresa), Crescimento (expansão dos negócios), Consolidação (início da sustentabilidade financeira) e Liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora). A partir do início da etapa de Consolidação até o final da etapa de Liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que correspondente a 3% do faturamento bruto mensal da empresa.

Intec

Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem fazer, ao longo do ano, a inscrição para concorrer a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho.

Podem participar do processo de incubação pessoas físicas, como universitários, pesquisadores e empreendedores que tenha um negócio inovador, ou ainda pessoas jurídicas. Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 90 companhias. No momento, cinco empresas passam pelo programa de incubação: Beetech/Beenoculus, LOT América, Werker, i9algo e Invento Engenharia.

Conheça a Intec pelo site intec.tecpar.br/comoincubar