Incubadora do Tecpar abriga 100º negócio inovador em 2016 03/01/2017 - 07:31

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) conquistou um marco em 2016: foi neste ano que a incubadora apoiou o centésimo negócio inovador no estado. A empresa de TI Compracam, além de ser o centésimo negócio incubado, foi a primeira empresa a entrar na unidade de Jacarezinho da incubadora. Além desse feito, neste ano a incubadora registrou uma história de superação, com a entrada do ex-morador de rua Edmilson Fernandes como empresário apoiado pela Intec.

Além da empresa de Edmilson Fernandes, a Vuk Personal Parts, que vai produzir acessórios automotivos, e da Compracam, que criou uma maneira de gerir pequenos negócios com a facilidade de um game, entraram na Intec neste ano a Invento Engenharia, que desenvolve soluções usando tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de acesso à internet; a Provena, que busca desenvolver uma prótese cardíaca menos agressiva do que as disponíveis no mercado; a RR Import, que entrou na incubadora para produzir um monitor portátil para ser usado por anestesiologistas; e a Forrest Brasil Tecnologia, empresa que vai desenvolver um projeto de controle natural do mosquito Aedes aegypti. Participam atualmente do processo de incubação da Intec a Beetech/Beenoculus, Werker e i9algo.

Parque Tecnológico Virtual do Paraná

Ainda na área de inovação, em 2016 o Tecpar lançou mais uma fase do Parque Tecnológico Virtual do Paraná, com uma nova plataforma virtual na qual empresas, empreendedores, pesquisadores e universidades podem catalogar informações sobre pesquisas e inovações realizadas no estado. Desde então, mais de 200 ativos tecnológicos, como são chamados os itens cadastrados na plataforma, já estão no ar. A plataforma pode ser acessada pelo site ptvparana.com.

Para apoiar a inovação no agronegócio, o Parque Agroindustrial do Tecpar, campus do instituto em Jacarezinho, deve ser transformado em uma fazenda inteligente, funcionando como um laboratório experimental de tecnologias inovadoras voltadas ao agronegócio. A ideia é que uma parte do campus abrigue diferentes cultivares integrados a processos de irrigação, energia solar e estufas, de maneira que se permita o estudo de ações sustentáveis para o agronegócio.

Leia mais sobre os resultados alcançados pelo Tecpar em 2016:

Tecpar ganha protagonismo nacional na área de saúde em 2016

Indústria farmacêutica e biotecnológica do Tecpar ajuda no combate de doenças no país

Tecpar pesquisa em 2016 solução tecnológica para tratamento de câncer de mama

Escola de Gestão Inteligente realizou os primeiros cursos em 2016

Tecpar se torna empresa amiga da amamentação em 2016