Grandes empresas e startups serão conectadas com apoio do Tecpar 23/05/2019 - 11:16

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi selecionado para integrar o programa Nexos, realizado pelo Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).  A iniciativa promove a geração de negócios e o desenvolvimento de novas tecnologias, conectando médias e grandes empresas às startups, com o apoio dos ambientes de inovação − entre eles a Incubadora Tecnológica do Tecpar.

A partir de agora, o instituto está credenciado para implementar projetos em parceria com as empresas participantes do programa, oferecendo apoio técnico e acesso à infraestrutura operacional aos pequenos negócios desenvolvedores das soluções tecnológicas. Dos 52 ambientes de inovação escolhidos para fazer parte do Nexos, cinco estão no Paraná.

“O programa busca ampliar a competitividade empresarial dos pequenos negócios brasileiros, por meio do aperfeiçoamento de tecnologias emergentes, desenvolvimento de novos produtos, processos e modelos de negócios”, explica o diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota.

Segundo Cammarota, o instituto atua junto aos novos empreendedores como um grande propulsor do processo de inovação e desenvolvimento tecnológico do Paraná, conforme missão recebida do Governo do Estado.

“O suporte tecnológico disponibilizado pela Intec é uma valorosa ferramenta de apoio ao empreendedorismo no Estado, especialmente na área de startups. Ao lado de parceiros importantes, como o Sebrae, vamos fazer esta ponte entre as empresas, para transformar o Paraná em um celeiro de novos e bem-sucedidos empresários”, afirma o diretor-presidente.

NEXOS - As atividades desenvolvidas no programa Nexos são coordenadas pelo Sebrae e pela Anprotec, que também tomam as medidas necessárias para garantir resultados exitosos para o público alvo.

Na parceria, as grandes ou médias empresas investirão em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para aprimoramento de novos produtos tecnológicos, executados pelos pequenos negócios. Além do aporte financeiro, que será feito por meio de instrumentos fiscais de apoio à inovação, a grande ou média empresa oferecerá apoio técnico e acesso à sua estrutura produtiva, comercial ou operacional.

Os ambientes de inovação vão apoiar os pequenos negócios oferecendo sua infraestrutura operacional e apoio técnico-jurídico, para que tenham condições de desenvolver e aprimorar as soluções tecnológicas.

APOIO À INOVAÇÃO - Primeira incubadora de base tecnológica do Paraná e quinta do Brasil, a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios ao longo de sua história. Atualmente, quatro empresas participam do programa de incubação desenvolvendo tecnologias em diversas áreas.

Em 2018, a Intec recebeu o certificado do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), que atesta que a incubadora tem capacidade para prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores.

Além do apoio aos negócios de base tecnológica tradicionais, a Intec oferece o programa Incubação Verde, executado com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre). A parceria oferece apoio ao desenvolvimento e criação de negócios inovadores com o uso de tecnologias sustentáveis.