Fórum debate inovação tecnológica na área da saúde 16/06/2014 - 14:32

Uma maior interação entre o poder público, a iniciativa privada e a academia pode ajudar a destravar e acelerar o processo de inovação tecnológica na área da saúde. Essa foi uma das conclusões do VI Fórum Nacional de Inovação Tecnológica na Área de Saúde no Brasil, evento realizado na última quinta-feira (5) e que contou com a presença do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e presidente da Associação de Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), Júlio Felix.

O debate reuniu parlamentares e representantes do governo, de instituições de Pesquisa e Desenvolvimento e da iniciativa privada. Temas como o complexo produtivo no Brasil, as pesquisas clínicas e incorporações tecnológicas, o papel estratégico dos laboratórios públicos nacionais, entre outros, foram amplamente debatidos no evento, realizado pelo Programa Ação Responsável, no auditório do Interlegis (Senado Federal), em Brasília.

Na ocasião, Júlio Felix criticou o elevado déficit da balança comercial da Saúde no país e a vulnerabilidade do SUS, com base em dados apresentados por ele no evento, de 2012. Quanto ao complexo econômico e industrial da saúde, ele avalia a existência de um mercado significativo, que exige uma contribuição e disponibilidade maior para a população. “O alinhamento do projeto Brasil Maior com o complexo industrial tem como focos: inovação tecnológica, investimento e adensamento produtivo”, afirmou. No momento, também defendeu a interação público, privada e acadêmico para impulsionar a inovação no segmento. “No final quem vence e quem colhe os resultados é a saúde da população brasileira”, avalia.

O VI Fórum Nacional de Inovação Tecnológica na Área de Saúde no Brasil foi moderado pelo conselheiro do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), João Sanches, e contou ainda com a presença do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-RS), titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados; do deputado federal Dr. Marco Ubiali (PSB-SP); da assessora técnica da Secretaria de Inovação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Priscila dos Santos; do representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Leandro Safatle; do diretor substituto do Instituto Butantan (SES/SP), Marcelo de Franco; do Gerente do Departamento de Fármacos e Biotecnologia da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Rafael Paganotti Figueiredo; da coordenadora de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Maria Sueli Felipe; e do superintendente de Regulação Econômica e Boas Práticas Regulatórias da Anvisa, Gustavo Trindade da Silva.