Felix preside reunião da ABNT para tratar de encaminhamentos do último encontro na Itália 29/04/2016 - 11:43

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, presidiu, nesta quinta-feira (28), a reunião a Comissão de Estudo Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE- 130), no Rio de Janeiro, para tratar da validação dos encaminhamentos da última reunião global, realizada em Bérgamo, na Itália.

O grupo se prepara para espelhar a formatação internacional, para compor novos times que trabalharão com os temas de "Procedimentos & Métodos" e "Assessment". Outra novidade, segundo o diretor-presidente, deve ser a estruturação de sub grupos para tratar os temas afins dos mais de 300 documentos.

Em abril, Felix coordenou a delegação brasileira na viagem à Itália, que contou ainda com a participação do delegado Mario Sergio Ramalho. Nesta reunião internacional, vários grupos de trabalho ajudaram a construir o documento que será submetido aos 164 países membros da ISO.

Felix foi eleito coordenador da Comissão de Estudo Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ABNT (ABNT/CEE- 130), em março. A comissão foi reativada e agora volta a participar das discussões internacionais sobre o tema. A Comissão atua na Normalização no campo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), no que concerne à terminologia, diretrizes, requisitos e ferramentas de apoio.