Fabricantes de equipamentos odonto-médico hospitalares recebem treinamento do Tecpar 27/09/2012 - 18:59


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está promovendo esta semana (25, 26, 27 e 28/09/2012), em Campo Mourão, a capacitação de colaboradores de empresas paranaenses fabricantes de equipamentos ondonto-médico hospitalares.


O treinamento  em  gestão da qualidade (Norma ISO 13485:2003) e gerenciamento de risco (Norma ISO 14971:2009) é uma iniciativa do Tecpar/Maringá, via programa Sibratec - Sistema Brasileiro de Tecnologia – do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I).

Participam do treinamento 24 colaboradores de seis empresas, cinco de Campo Mourão, e uma de Londrina. De acordo com o coordenador do curso, o assessor do Tecpar/Maringá Luiz Fernando Mello, o objetivo é que os participantes sejam qualificados para adotar as boas práticas estabelecidas em normas no processo produtivo da empresa visando a certificação. “A ideia é que estas empresas estejam cada vez mais preparadas para poder atender mercados mais exigentes, como o da Comunidade Europeia”, disse Mello.

O coordenador explicou também que o curso é importante para que os fabricantes tenham o controle de todas as etapas do processo de produção. “Se houver algum problema na ponta, com o usuário do equipamento ou o paciente atendido, por exemplo, é possível fazer a rastreabilidade e descobrir em qual fase de fabricação houve a falha, para fazer o gerenciamento”, completou.

O curso de 32 horas conta com apoio de três colaboradores do Centro de Informação e Estudos Estratégicos do Tecpar (CIES) - campus Curitiba/CIC - e um instrutor do Rio de Janeiro, Antônio Guimarães, da empresa EBC (Escritório Brasileiro de Certificações).

APL - Campo Mourão tem um Arranjo Produtivo Local (APL) do setor odonto-médico hospitalar. As empresas participantes do curso são: Cristófoli Ortus, Evolutec, Sieger, Usicampo e Indusbello (Londrina).  São fabricantes de equipamentos como: cadeira, autoclave, sugador, entre outros.

Sibratec - A Rede de Extensão Tecnológica do Sibratec teve início em 2008 em oito estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste, colocando ao alcance das pequenas empresas as soluções tecnológicas disponíveis nos institutos de pesquisa públicos conveniados. Em cada estado o programa é gerenciado por um parceiro, que identifica as demandas nas empresas e propõe soluções, com os custos parcialmente subsidiados.

No Paraná o programa é executado pelo Tecpar. As modalidades atendidas são: atendimento tecnológico com unidade móvel, adequação de produto para o mercado externo e gestão do processo produtivo.