Evento promovido pelo Tecpar debate energias renováveis 06/11/2018 - 09:31

O diretor-presidente do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Júlio C. Felix, abriu na segunda-feira (5) a sessão inicial da 5ª Smart Energy Ciei&Expo, 9ª GreenBuilding Brasil e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae, evento integrado que discute o mercado de construções sustentáveis no Brasil e no mundo.

Felix apresentou os resultados do Smart Energy Paraná, cuja secretaria executiva é de responsabilidade do Tecpar. Durante a conferência, que vai até esta quarta-feira (7), será apresentada, segundo Felix, a atualização do Mapa de Energias Inteligentes, que apresenta informações sobre a produção e transmissão de energia no estado do Paraná.

“Estamos aqui para debatermos caminhos e soluções para termos um país sustentável. Os três eventos têm uma grande importância para apontar saídas para termos um país em que é possível crescer com respeito à sustentabilidade e com eficiência energética”, afirmou Felix.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, explicou que o Governo do Estado definiu 13 áreas estratégicas para o desenvolvimento do Paraná e, segundo ele, as energias renováveis são uma delas. “Temos três pressupostos: a necessidade de economizar energia, a produção de energia sem danos ao meio ambiente e a economia de matéria-prima. Esses conceitos estão alinhados aos objetivos dos eventos e são apresentados em atividades realizadas pelo Tecpar na área de energias renováveis", disse.

Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que sediou o evento no Cietep/Fiep, destacou as ações da organização para promover as energias renováveis. "As instituições ligadas ao evento estão criando um ambiente favorável para a causa da sustentabilidade, com discussões para nortear o desenvolvimento das energias renováveis".

Celso Kloss, diretor-presidente da Paraná Metrologia, organizadora do evento, citou o protótipo da Casa Sustentável, desenvolvido pelo Tecpar, como um dos ganhos do projeto Smart Energy Paraná. “Durante o evento teremos conteúdo técnico para apoiar as ações que tornem o Brasil um país mais eficiente na área energética”, ressaltou.

Evento

O tema que norteará os debates do evento será “Construindo o Brasil que queremos”. Ao longo dos três dias de evento, especialistas, autoridades e lideranças dos setores de energias renováveis e construções sustentáveis falarão sobre os desafios, conquistas e resultados alcançados pelo movimento no Brasil.

O evento terá a presença de palestrantes de renome mundial para apresentar cases de sucesso, novas tecnologias para o mercado de green buildings, além de debater com os participantes o desenvolvimento da geração distribuída, projetos de eficiência energética e construção sustentável.

A Conferência Internacional de Energias Inteligentes (Smart Energy Ciei&Expo) é promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). É organizado pela Paraná Metrologia e conta com o apoio do Institutos Lactec e da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

O juiz Sergio Moro fez uma palestra antes da abertura do evento sobre sua experiência no combate à corrupção. Ele destacou que o Estado tem papel relevante no desenvolvimento sustentável, e o dinamismo da iniciativa privada cria novas soluções. "A corrupção traz custos graves para a economia, porque trai a confiança da população em relação à administração pública. Só a democracia permite revelar e punir escândalos de corrupção. O Estado precisa ser o promotor da boa conduta", destacou.

Mais informações podem ser obtidas pelo site evento.smartenergy.org.br.