Especialistas debatem sobre tendências em ciência de dados



Abertura Data Science Summit 2019

Cerca de 300 pessoas participam da segunda edição do Data Science Summit, evento anual organizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).  A abertura da conferência que debate os principais avanços na área de ciência de dados aconteceu nesta terça-feira (08) no auditório do Museu Oscar Niemayer, em Curitiba.

O evento reúne profissionais, acadêmicos e gestores, que utilizam o tratamento de dados em áreas como tecnologia da informação, engenharia elétrica, eletrônica, engenharia e ciência da computação, automação, matemática e estatística.

Na abertura, o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou a importância de ampliar o debate as tendências de Data Science. Segundo ele, a ciência e a análise de dados são cada vez mais relevantes e indispensáveis, já que o conhecimento produzido por estas áreas pode embasar a tomada de decisões, tanto na área pública quanto privada.

“Apoiar a inovação faz parte da missão do Tecpar, que já tem uma trajetória importante em pesquisa e desenvolvimento na área de saúde. Nesta gestão, o instituto está reforçando sua atuação em inovação e tecnologia, colaborando com o desenvolvimento tecnológico, científico e econômico do Estado”, afirmou Jorge Callado.

Para o superintendente de Inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski, a ciência de dados é uma tendência atual que precisa estar em pauta, pois não há como falar em inovação sem falar em dados.

“O dado possibilita andar na direção correta, de forma mais rápida e com menor custo. E esse evento é importante por conta disso. Quando falamos de um governo mais moderno e inovador, é trazer este tipo de mentalidade, para que a gestão pública esteja alinhada com as tendências mundiais”, afirmou Domakoski.

PALESTRAS –. A programação da conferência segue até quarta-feira (09) e conta com catorze palestras e duas mesas redondas no encerramento de cada dia do evento.

Os palestrantes são especialistas de empresas públicas, privadas e instituições de ensino, com formações diversas, mas atuantes na área de Ciência de Dados. Entre os temas abordados estão big data; inteligência artificial; machine learning (aprendizado de máquina); métodos estatísticos; robôs de extração de dados; data mining (mineração de dados); data analytics (análise de dados), entre outros.

O Data Science Summit 2019 é organizado pelo Tecpar em parceria com a Paraná Metrologia e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

PRESENÇAS – Também estiveram presentes os diretores do Tecpar: Arnaldo da Fonseca (Administração e Finanças), Lindolfo Luíz Junior (Novos Negócios e Relações Institucionais) e Rafael Rodrigues (Indústria e Inovação); o superintendente de Apoio aos Municípios da Governadoria, Ricardo Maia; o assessor de Gestão Inteligente e Inovação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, André Telles; e a cônsul da Suíça em Curitiba, Manuela Merki.

O superintendente de Inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski; o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; o diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues.
O superintendente de Inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski; o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; o diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues.
This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados