Empresas apoiadas pelo Tecpar são vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 19/05/2015 - 15:06

Duas empresas apoiadas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) receberam o Prêmio Nacional de Inovação 2015, que tem o objetivo de reconhecer as empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade do país com o aprimoramento da gestão da inovação. Entre as empresas, está uma recém-graduada da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) e outra apoiada pelo projeto da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná (Sibratec Extensão Tecnológica), executado pelo instituto.

A premiação é dividida em quatro categorias. A Hi Technologies, recém-graduada na Intec, venceu na categoria Inovação Tecnológica – Pequena Empresa, enquanto a Profilática, que recebeu o apoio do Tecpar dentro do projeto Sibratec Extensão Tecnológica, ganhou o prêmio na categoria Inovação Tecnológica – Média Empresa.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, a conquista de uma premiação tão importante por empresas apoiadas pelo instituto mostra que o apoio tecnológico ofertado pelo Tecpar está possibilitando grandes avanços nas empresas. “O Tecpar atua em diversas frentes para ajudar as empresas paranaenses inovadoras a se desenvolverem e ganharem novos mercados. A conquista dessas duas empresas nos dá novo ânimo para continuar nosso trabalho. O instituto está com as portas abertas para apoiar os empresários paranaenses”, salienta Felix.

Empresas

A Hi Technologies, empresa produtora de equipamentos médicos criada na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), assinou, em abril deste ano, o termo oficial de sua graduação. Graduada com o apoio tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná, a empresa, que desde 2010 aumenta anualmente seu faturamento em 300%, deixa a instalação na incubadora para ganhar sua sede própria.

A empresa produz equipamentos médicos e hoje seu produto líder de vendas é o Milli, um oxímetro de pulso que funciona como plataforma de monitorização de sinais vitais. Por ser portátil, ele é usado em centros cirúrgicos para que os médicos possam medir a frequência cardíaca e o nível de oxigênio dos pacientes. Após a graduação, a Hi Technologies se muda para nova sede, em um campus de 1,2 mil m² na Cidade Industrial de Curitiba, recertificada e pronta para operar.

Já a Profilática, com sede em Araucária, buscou o Tecpar para receber o apoio tecnológico dentro da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná (Sibratec Extensão Tecnológica), programa finalizado em 2015 que ajudou mais de 600 empresas paranaenses a exportarem, reconhecerem seus produtos no mercado ou criarem tecnologias inovadoras.

Com a intenção de exportar equipamentos odonto-médico-hospitalares, a Profilática recebeu o apoio tecnológico do Tecpar para adequação dos produtos para exportação e ensaios em seus equipamentos. Com essa melhora nos processos, no ano passado a empresa conquistou a Certificação da Comunidade Europeia e passou a ser procurada por países como Alemanha, França e Bélgica.