Empresários conhecem linhas de crédito para inovação tecnológica no Tecpar 30/11/2015 - 12:59

Empreendedores e empresários paranaenses conheceram as ferramentas e linhas de crédito disponíveis para quem quer inovar no Paraná durante o "I Seminário de Crédito para Inovação e Soluções Tecnológicas e XX Workshop Intec Indicadores para Crédito para Inovação", evento realizado nesta segunda-feira (30) no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Entre os temas debatidos estavam linhas de crédito e financiamento para a inovação e participação de processos seletivos para concorrer a projetos de fomento. O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, realizou a palestra de abertura e falou sobre como as soluções tecnológicas podem apoiar a inovação nas empresas.

Ele apresentou ao público as soluções tecnológicas do instituto, nas áreas de saúde, energia, meio ambiente, tecnologia de materiais, agronegócio, sistemas inteligentes, certificação e inspeção, informação e vigilância tecnológica, metrologia industrial e assessoria em negócios.

Além de apresentar as soluções, Felix apontou ainda as possibilidades de financiamento para sua aquisição, como o a plataforma iTec, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a plataforma BNDES Soluções Tecnológicas.

“Hoje o país conta com um ecossistema de financiamento em ciência, tecnologia e inovação. Nós acreditamos que só com maior produtividade e competitividade podemos gerar mais riquezas no Brasil. Uma forma de alavancar os negócios é por meio da inovação tecnológica”, salientou Felix.

Especialistas da Fomento Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram do evento e cada um deles contou com 20 minutos para apresentar suas orientações aos empreendedores e empresários.

 
leticia
 
luis

 
richer

A plataforma iTec pode ser acessada pelo site www.segredosdosonho.com.br, enquanto a plataforma BNDES Soluções Tecnológicas pode ser conhecida pelo endereço www.bndes.gov.br/solucoestecnologicas.

Soluções Tecnológicas

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar. Com infraestrutura de laboratórios e um time de especialistas, o setor de Desenvolvimento Tecnológico atende empresários que querem inovar em Saúde e Meio Ambiente, Materiais, Medições e Validação e Informação e Estudos Estratégicos.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.