Empresa pública do Governo do Paraná assume presidência da Abipti 30/06/2016 - 11:22

Duas instituições paranaenses, sendo uma delas uma empresa pública do Governo do Paraná, assumem nesta quinta-feira (30) a liderança da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti). O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, foi eleito o novo presidente da associação, enquanto que Luiz Fernando Vianna, presidente dos Institutos Lactec, foi reconduzido ao cargo de vice-presidente da entidade para a região Sul.

Felix retorna à presidência da associação para o biênio 2015-2016. Entre as principais ações como presidente da Abipti, ele pontua, por exemplo, uma maior aproximação com o setor empresarial. “É preciso promover uma vigorosa aproximação com o setor empresarial, por meio da articulação da oferta de soluções tecnológicas e de assessoria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) por parte de seus associados”, afirma.

O diretor-presidente do Tecpar exerceu a presidência da Abipti no período entre 1995 e 1999 e a vice-presidência da organização entre 1991 e 1994.

Hoje, Felix coordena a Comissão de Estudo Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-130), responsável por criar normas para uniformizar a gestão de atividades para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Brasil e por representar o país nas discussões internacionais sobre o tema na Organização Internacional de Normalização (ISO). Entre 2014 e 2015, o diretor-presidente do Tecpar presidiu a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), que representa 21 laboratórios públicos brasileiros.

Abipti

A Abipti é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne entidades públicas e privadas envolvidas em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e nas 27 Unidades da Federação.

A associação reúne 152 instituições brasileiras, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entre as entidades paranaenses associadas à Abipti estão, além do próprio Tecpar e dos Institutos Lactec, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Fundação Araucária, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), a Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Saiba mais sobre a Abipti pelo site portal.abipti.org.br.