Empresa ingressa na incubadora do Tecpar para desenvolver impressoras 3D 31/08/2015 - 10:36

A Werker, microempresa focada no desenvolvimento e produção de prototipadoras, é a mais nova companhia a ingressar na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). A empresa buscou o processo de incubação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para desenvolver uma impressora 3D de baixo custo voltada à indústria brasileira.

A assinatura do contrato, entre o gerente da Intec, Gilberto Lima, o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, e os engenheiros Thiago Schultz e José Fárlei, formalizou a entrada da Werker no processo de incubação na modalidade não-residente, quando a empresa recebe o apoio da incubadora sem ter a sede dentro do Tecpar.

Recém-aberta, a Werker tem como objetivo desenvolver uma impressora 3D a baixo custo para dois públicos: a indústria, que pode baratear processos de prototipagem de peças, e os “hobbystas”, aqueles que têm como hobby desenvolver produtos em casa com a impressora 3D com tecnologia avançada.

“Esse é um primeiro passo, mais tarde queremos nacionalizar a tecnologia de Estereolitografia, um dos métodos mais detalhados de prototipagem rápida e impressão 3D disponível no mundo e que ainda é pouco utilizada no Brasil”, explica Fárlei, que é engenheiro de produção.

A empresa buscou o apoio da Intec porque, segundo Shultz, a incubadora é referência no apoio de empresas inovadoras. “Saber que a Bematech participou do processo da incubação e hoje está onde está é estimulante. A nossa expectativa é que a Intec nos ajude a encontrar o melhor caminho para atrairmos investidores para desenvolvermos nosso produto”, salienta o engenheiro mecânico.

Inovação

De acordo com o gerente da Intec, os empresários estão na “crista da onda” da tecnologia no país. “A impressora 3D ainda não é tão popular no Brasil e grande parte dos equipamentos são importados. É um mercado que está começando a se popularizar no país”, pontua Lima.

Os empresários já têm um protótipo da impressora e agora serão apoiados na validação do novo produto junto à indústria. “Esse mercado é muito voltado a pessoas físicas, agora vamos apoiá-los para encontrar o melhor caminho para chegarem às empresas”, avalia o gerente da Intec.

O diretor-presidente do Tecpar, que já ocupou o cargo gerente da Intec, ressaltou que o empreendedorismo tecnológico inovador é um dos pilares da estratégia de negócios do Tecpar. “No momento em que novos empreendedores buscam a incubadora, o Tecpar cumpre seu papel no Estado para atrair, fixar e desenvolver empresas inovadoras de base tecnológica”, destaca Felix.

Intec

Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira de base tecnológica do Paraná e a quinta do país. Duas vezes eleita a melhor incubadora do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

Ao longo de seus 25 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 90 companhias. No momento, sete empresas passam pelo programa de incubação: EngeMOVI, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Grupo SaaS, 2IM Impacto Inteligência Médica, Beetech/Beenoculus, LOT América e Werker.